Seccional Londrina promove 4º encontro sobre o Serviço Social na Defesa e na Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência e na luta anticapacitista

ParaTodosVerem: A imagem de fundo amarelo claro possui no centro superior a imagem vetorizada(desenhos) de várias pessoas com diferentes tipos de deficiência. Abaixo dos desenhos está a chamada para o evento na cor amarela (Ciclo de debates- o serviço social na garantia dos direitos da pessoa com deficiência). Abaixo do título está a foto dos palestrantes e abaixo da foto dos palestrantes existe uma faixa amarela com a data do evento (20/09) e o horário (a partir das 19h30).

No dia 20 de setembro, a partir das 19h30, o Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR), por meio da Seccional Londrina, promove o 4º encontro on-line do Ciclo de Debates sobre o Serviço Social na Defesa e na Garantia dos Direitos da Pessoa com Deficiência e na luta anticapacitista. Durante o evento, serão debatidos os desafios da atuação com pessoas com deficiência na perspectiva do lugar de fala das Assistentes Sociais.

Destinado para Assistentes Sociais e estudantes de Serviço Social de todo o Paraná, o encontro tem como objetivo aprimorar discussões e estratégias de atuação da categoria no atendimento às pessoas com deficiência nas políticas públicas. Neste quarto encontro, as três palestrantes convidadas são Assistentes Sociais com deficiência e militantes na luta anticapacitista, o que faz refletir sobre a relação gênero e deficiência.

“Outro aspecto importante desse encontro é que, muitas vezes, a categoria profissional vê a pessoa com deficiência como usuária (o) da política em que atua, não como trabalhadora. Mas é preciso refletir que a pessoa com deficiência também está presente em todos os lugares e deveria estar mais presente, inclusive, nos espaços sócio ocupacionais”, explica Liana Bassi.

As palestrantes irão falar da relação como mulheres, trabalhadoras, pessoas com deficiência, militantes na ampliação dos direitos das pessoas com deficiência e, especialmente, como o capacitismo se revela no cotidiano profissional, inclusive por parte da categoria profissional. Além disso, o encontro contará também com a tradução em libras.

Conheça as palestrantes:

Patrícia Ramos é goiana, possui cegueira e é mãe de um casal de jovens. Assistente Social, graduanda do curso de especialização de políticas públicas pela universidade Federal de Goiás, atuante na instância de controle social da política pública de Assistência Social, integra a coordenação do Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos reabilitados pelo INSS, militante em prol da defesa e dignidade humana da pessoa com deficiência, membra titular no comitê Nacional de Acessibilidade do INSS e atualmente Chefe da Divisão do Serviço Social do INSS.

Fábia Halana Pita é uma pessoa com deficiência física, graduada e mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba, Assistente Social na Prefeitura de João Pessoa, participante do coletivo Serviço Social Anticapacitista, militante no movimento da pessoa com deficiência e idealizadora do perfil @nossolugarpcd.

Daiane Mantoanelli é Assistente Social, servidora pública em Blumenau, assessora técnica do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência /Especialista em Gestão Social e Educação Inclusiva, integrante do Coletivo de Trabalhadores e Trabalhadoras com deficiência da CUT, compõe o Coletivo Feminista de Mulheres com Deficiência Helen Keller, co–fundadora do Coletivo Serviço Social Anticapacitista. Mulher com deficiência visual e feminista.

O encontro será mediado por Eduardo Farias, Assistente Social na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mauá da Serra. Farias é professor universitário, de cursos livres e é Mestre em Serviço Social e Política Social.

Participe! O encontro é gratuito e será transmitido pelo canal oficial do CRESS-PR no YouTube.