Profissionais analisam aprovação do PL/Suas

A aprovação no Senado Federal do projeto de lei que institui o Sistema Único de Assistência Social gerou intensa repercussão entre profissionais envolvidos nesta política. O CRESS-PR ouviu especialistas para comentar o significado deste momento e o impacto do PL/Suas – que aguarda sanção da presidenta Dilma – na atuação dos trabalhadores da política de Assistência Social.

Se você também atua na política de Assistência Social e quer deixar sua contribuição, aproveite os espaços dos comentários que publicaremos sua opinião.

 

 

A aprovação do PL/Suas fortalece o papel dos profissionais na garantia do acesso da população aos direitos sociais, nos colocando como vigilantes em relação às condições de trabalho. Ela também fortalece a formação profissional da categoria.

Neiva Luz dos Santos Silva, assistente social
Prefeitura Municipal de Araucária e Conselheira Suplente do CRESS gestão 2011-2014

 

 

É uma grande vitória, na medida em que clarifica e especifica as responsabilidades e novos direcionamentos, em especial o papel do Estado. A aprovação do Suas abre uma perspectiva que rompe definitivamente com a postura assistencialista, o que facilita nossa atuação enquanto operador de direito. Coloca a política de Assistência Social em seu devido destaque e importância.

Silvana Freitas, assistente social
Centro de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS / Boa Vista

 

 

A aprovação do PL significa um avanço na garantia dos direitos socioassistenciais e na ampliação do sistema de proteção social brasileiro, concretizando a política de Assistência Social como política de Estado.
A partir deste marco os assistentes sociais que atuam na política têm mais um mecanismo legal que contribui para o fortalecimento de seu trabalho.
Destaca-se que tal aprovação é resultado de uma luta histórica. Desta forma, é um estímulo para continuarmos acreditando na importância da organização e mobilização política da categoria, além de ser um convite para permanecermos participando do debate sobre o aprimoramento da política pública de Assistência Social.

Renata Mareziuzek dos Santos, assistente social
Centro de Referência da Assistência Social – CRAS/Vila São Pedro

 

 

O PL Suas traz avanços para a Política Pública e a solidifica em relação à gestão e ao controle social. Uma mudança que deve contribuir para a melhoria do atendimento, já que os profissionais do Suas passam a ser reconhecidos como trabalhadores da Política, desenvolvendo trabalho com os mesmos critérios. Com o Suas falaremos a mesma língua em qualquer região e teremos um avanço importantíssimo para a Assistência Social.

Solange Pimentel, assistente social
Fórum Paranaense dos/as Trabalhadores/as da Assistência Social