Plenária Estadual Participativa apresentará as ações construídas coletivamente para 2021.

O Plano de Metas e Proposta Orçamentária para 2021 do CRESS-PR será apresentado à categoria nos próximos dias 9 e 10 de novembro, das 19h às 22h30, na Plenária Participativa. O documento é resultado de planejamento coletivo desenvolvido em discussões com a base no Encontro Estadual do CRESS-PR, Encontro Descentralizado da Região Sul e Plenária Nacional.

Clique na imagem para se inscrever
#PraCegover A imagem tem fundo rosa. No lado esquerdo da imagem, na parte mais inferior, tem um alto-falante nas cores rosa e branca. De dentro do alto-falante sai uma forma ondulada em rosa mais claro, que ocupa grande parte da imagem. Todo o texto da imagem está dentro desta forma ondulada. No topo, está escrito Inscreva-se Já, com ponto de exclamação, em azul e letras grandes. Descendo, à esquerda, está a marca do encontro. A marca começa com quatro peças de quebra-cabeças, sendo seguida pelo texto Plenária Estadual do CRESS-PR, também em azul. Abaixo, também em azul tem o texto Apresentação do Plano de Metas e Planejamento Orçamentário Dois Mil e Vidente e Um.

O Plano traz 160 frentes de atuação deliberadas nestes Encontros e 321 ações, que contemplam os eixos de:

  • Ética e Direitos Humanos
  • Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI)/ Defesa, Valorização da Profissão
  • Seguridade Social/ Defesa das Políticas Públicas e da Seguridade Social
  • Comunicação
  • Admin-Financeiro/Gestão Democrática e Participativa do CRESS/PR
  • Fortalecimento dos Movimentos Sociais e da Lutas Emancipatórias
  • Formação Profissional de Qualidade
  • Relações Internacionais

Durante os dois dias de evento, as instâncias do CRESS-PR – seccionais e Nucress, comissões permanentes, câmaras temáticas – apresentarão as ações que planejaram para atender às deliberações, em 2021. Na abertura de cada dia do evento será feito um resgate do processo de construção coletiva do Plano de Metas e prioridades definidas no Encontro Estadual. Cada dia será encerrado com um debate.

“Objetivo é ampliar diálogo com a categoria”

Andrea Braga, presidenta do CRESS-PR, explica que este ano buscou-se avançar com a mobilização da categoria para discutir e referendar as propostas que foram construídas coletivamente nas frentes de trabalho do Conselho.

“A Plenária Participativa é uma das ações que visa ampliar o processo de aprofundamento democrático das instâncias do CRESS-PR, buscando estabelecer canais que possibilitam maior participação, transparência das ações políticas, administrativas, financeiras e da comunicação. O objetivo é fortalecer permanentemente os processos de engajamento da base e ampliar o diálogo com a categoria”, diz Andrea Braga.

“Momento de pactuar planejamento e decisões”

A coordenadora da seccional de Cascavel, Edyane Silva de Lima, destaca que a Plenária Participativa é momento essencial para pactuação do planejamento e de decisões que permearão a profissão no Paraná, em 2021.

“Enquanto seccional, temos a possibilidade de publicizar as demandas da região de abrangência, realizando articulações para viabilidade conjunta de ações que promovam o fortalecimento político da categoria de assistentes sociais, demarcando movimento de descentralização das discussões e inferências do conjunto CFESS/CRESS na região de Cascavel”, diz Edyane Silva de Lima. Portanto, segundo ela, é fundamental a participação na Plenária. “Sobretudo em tempos de desmonte de direitos, sendo essencial a categoria profissional pontuar resistência e mobilização.”

“Um momento para refletir a realidade”

Liana Bassi, coordenadora da seccional de Londrina, ressalta a importância do processo de planejamento coletivo, enquanto momento de reflexão sobre a realidade atual e estabelecimento de prioridades, e não uma ação meramente burocrática.

Segundo ela, as rodas de conversa que já tinham sido realizadas com cada NUCRESS contribuíram para que as temáticas que deveriam constar no planejamento de 2021 fossem definidas a partir do conhecimento do contexto do trabalho da/do assistente social e suas novas necessidades trazidas pela pandemia.

“Foi um planejamento bastante participativo. Contamos com coordenação, trabalhadoras/trabalhadores da seccional, o que permitiu que contemplássemos as demandas que a categoria tem colocado para nós, em consonância com o Encontro Estadual e a Plenária Nacional do CFESS. Foi um exercício que nos permitiu, além de identificar as inúmeras intervenções necessárias, também amadurecermos o estabelecimento de prioridades de atuação.”

Liana Bassi destaca entre ações priorizadas no planejamento, a aproximação da base, a organização da categoria, a qualificação e a defesa das políticas públicas.  “A organização da categoria é fundamental para desenvolvermos estratégias de atuação nesse contexto em que a pandemia revelou uma crise que já está instalada no estado brasileiro há algum tempo. Essa crise, na condição atual, exige respostas rápidas e que coloquemos cada vez mais a importância das políticas públicas para fazer frente a ela.”