Nota de repúdio ao feminicídio de Tatiane Spitzner

Fonte da imagem: Massa News

O CRESS PR, vem a público repudiar o crime bárbaro que ocorreu em Guarapuava/PR em 22 de julho de 2018, e se solidarizar à família de Tatiane Spitzner, que em meio a essa incalculável dor, num ato de pura generosidade, compartilhou em rede nacional os vídeos das agressões a Tatiane, para que outras mulheres possam enxergar a crueldade da violência de gênero e para que não passem pelo que Tatiana passou.

No mês de aniversário dos 12 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11340/2006), não há nada o que se comemorar. Tatiana, 29 anos, advogada, foi mais uma vítima do machismo estrutural. Os vídeos das câmeras de segurança divulgados esta semana evidenciam 15 minutos de agressões por parte do seu marido, que só findou-se com o feminicídio de Tatiana, com fortes evidências, em investigação, que teria sido jogada do 4º andar do apartamento em que morava.

O Brasil é o quinto país do mundo mais violento contra as mulheres. A cada 2 segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil. A cada 22.5 segundos, uma mulher é vítima de espancamento ou tentativa de estrangulamento no Brasil. A cada 2 horas, uma mulher é assassinada no Brasil.

A Lei Maria da Penha é uma importante conquista das mulheres brasileiras e foi criada para coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Mas ainda requer aprimoramentos. É preciso considerar os indicadores que levam a situação de violência e que mantém as mulheres em relações abusivas, entre eles, a estrutura patriarcal e machista que naturaliza as relações desiguais de gênero. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as mulheres levam em média 10 anos para denunciar a violência sofrida. Muitos fatores contribuem para a reprodução da violência contra as mulheres, uma delas é a ausência de políticas públicas que assegurem transversalidade de gênero e articulem prevenção, promoção e punição.

Não deixemos que calem nossa voz, que tirem as nossas vidas. Somos todas Tatianas, Claudias, Brunas, Marias da Penha, e tantas outras que perderam suas vidas para o machismo. Não seremos livres enquanto uma mulher for prisioneira. Denuncie.

Disque 180 – É um serviço público, gratuito, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Procure a Delegacia da Mulher ou a Delegacia mais próxima.

PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E MENINAS!
POR NENHUMA A MENOS!!