NOTA: Assistentes sociais devem começar a ser vacinados na próxima semana em Curitiba

Após o envio, mais uma vez, da lista de assistentes sociais para a Prefeitura Municipal de Curitiba, a vacinação dos profissionais deve ter início na próxima segunda-feira (21), segundo a secretaria de saúde do município. O CRESS Paraná continua atuando de forma incessante para que todos os profissionais do estado que estão na linha de frente sejam incluídos como prioridade na vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a presidente do CRESS Paraná, Andréa Braga, a primeira lista foi enviada para a Secretaria de Saúde de Curitiba no dia 2 de fevereiro de 2021. “No início de junho, após circular da Sesa com a inclusão de todas/os Assistentes Sociais para vacinação no Estado, reiteramos duas vezes a listagem com informações complementares solicitadas pela Secretária em Curitiba, com o objetivo de garantir a vacinação de todas/os assistentes sociais o mais breve possível”, destaca.

Segundo ela, o Conselho não tem medido esforços para que o quanto antes os profissionais sejam vacinadas/os. “Fizemos várias ações e incidências nos municípios e Estado do Paraná para a priorização da nossa categoria, com a reivindicação da vacinação das/dos profissionais, que desde o início da pandemia têm atuado na linha de frente de diversos serviços essenciais e políticas públicas. Reafirmamos que também continuaremos nas mobilizações e incidências até toda a população ser vacinada, no entendimento que a vacina é um direito de todas e todos”, ressalta Andréa Braga.

De acordo com o epidemiologista do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Diego Spinoza dos Santos, a nova listagem dos profissionais enviada pelo CRESS está sendo processada e, provavelmente, a partir da próxima segunda-feira eles serão chamados para o agendamento da vacina. “O que nós recomendamos é que o profissional faça o dowloand do Saúde Já, disponível para IOS ou Android, ou acessá-lo pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br, para receber informações sobre o agendamento”, afirma.

Segundo ele, inicialmente será dada preferência aos trabalhadores que trabalham e moram em Curitiba. Em seguida, será a vez dos que moram em Curitiba e trabalham na região metropolitana e vice-versa. “Na verdade, muito dos trabalhadores que atuam no SUS aqui de Curitiba já foram vacinados, então estamos verificando também quais são esses que já foram contemplados”, ressalta.