Julho das Pretas incentiva a luta contra a violência e o racismo

Nesse mês, quando acontece o Julho das Pretas com o tema “Para o Brasil Genocida, Mulheres Negras apontam a solução!”, o CRESS-PR relembra que a luta contra a violência e o racismo é constante. As mulheres negras são as que mais sofrem com violência. Segundo o IBGE, mais de 50% dos brasileiros correspondam à população negra.

Mesmo assim, as mulheres negras foram as principais vítimas de feminicídio durante 2021, o terceiro ano consecutivo, representando 61,8% dos casos, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021. A pandemia do coronavírus intensificou as desigualdades sociais históricas e estudantis em nosso país.

No último domingo, 25/07, foi celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A data relembra o encontro de mulheres negras, realizado em 1992, em Santo Domingos, na República Dominicana.

Desse encontro nasceu a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas, que pressionou a Organização das Nações Unidas (ONU) a assumir a luta contra à violência de raça e gênero. Assim, as mulheres afrodescendentes passaram a ser conhecidas como amefricanas, segundo Lélia Gonzales, por dividirem o mesmo espaço geográfico, histórico e cultura.

No Brasil, a data é conhecida como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, reconhecida em 2014 por meio da Lei nº 12.987. Tereza é um dos símbolos de resistência e luta contra a escravidão.

A data tem o objetivo de reconhecer que as mulheres negras estão vivas. Em toda a América Latina, as constituições não reconhecem a existência do racismo, o que é um incentivo para que esse tipo de violência continue a acontecer.

Por isso essa data é tão importante de ser lembrada e celebrada: para incentivar a luta por igualdade de direitos, a valorização da mulher negra e a diminuição da violência contra essas mulheres.

O CRESS-PR está junto na luta contra o racismo! O combate ao preconceito é um dos princípios do Código de Ética das(os) Assistentes Sociais.

Endereços e Telefones
Sede
R. Monsenhor Celso, 154, 13º andar
80.010-150 - Centro - Curitiba - PR
Ver um mapa »
Contatos clique aqui
Seccional Londrina
Rua Piauí, 399, sala 101 - Ed. São Paulo Towers
Londrina – Paraná – CEP 86.010-420
Ver um mapa »
Contatos clique aqui
Seccional Cascavel
Rua Paraná, 3033 – Centro Empresarial Formato
16º andar sala 161 – Cascavel/PR - CEP: 85810-010
Ver um mapa »
Contatos clique aqui
Acesso rápido
RECEBA NOTÍCIAS DO CRESS
Cadastre seu e-mail: