[Evento] 1º Simpósio Nacional de Saúde na População Negra e HIV/AIDS

SimpósioCoordenado e organizado por diversos setores da Unicamp, acontece em Campinas o 1º Simpósio Nacional de Saúde na População Negra e HIV/AIDS nos dias 20 e 21 de maio. A organização do evento conta com a disciplina de Moléstias Infecciosas, o Núcleo de Estudos de População, o Serviço Social do Hospital de Clínicas e o Fórum de DST e AIDS da universidade.

O objetivo do simpósio é divulgar e debater os resultados das pesquisas sobre população negra e HIV/AIDS, debater iniquidades em saúde com relação à prevenção e tratamento e ampliar os debates sobre o assunto junto aos serviços públicos de saúde e movimentos sociais.

O simpósio contará com a presença de estudiosos, autoridades brasileiras e dois convidados internacionais: Diogo Milagres e Josué de Lima, que farão palestras referentes ao desenvolvimento do Programa de AIDS de Moçambique

Francisco Hideo Aoki, chefe da Disciplina de Moléstias Infecciosas da Unicamp, afirma que muitos assuntos devem aparecem como temas transversais ao simpósio, como preconceito, questão de gênero, acessibilidade à saúde e aos serviços de saúde, iniquidades, etnia, discriminação, movimento negro, organização da sociedade civil, adesão ao tratamento, percepções entre diferentes etnias e dimensões de vulnerabilidade. “São temas igualmente importantes que tem muito a ver com os temas básicos”, afirma.

Serviço:

O quê: 1º Simpósio Nacional de Saúde na População Negra e HIV/AIDS

Data: 20 e 21 de maio

Local: Centro de Convenções e Espaço Cultural Casa do Lado da Unicamp – Av. Érico Veríssimo – Campinas-SP

Informações e inscrições gratuitas na página do Simpósio.