Entidades e Fórum Nacional se posicionam sobre trabalho e ensino remoto emergencial

#PraCegoVer: ao fundo da imagem, na parte de cima, ilustração do mapa do Brasil. Na parte de baixo, também ao fundo, ilustração de reunião de pessoas. À frente, na parte de cima, círculos com ilustrações de pessoas. Ao centro, o texto diz: Nota das Entidades sobre o Trabalho Remoto Emergencial. CFESS; CRESS-RJ; ABEPSS; ENESSO. No rodapé, o site do CFESS.

O CRESS-PR, juntamente com o Conjunto CFESS/CRESS, divulga nesta quinta-feira (25) uma nota pública das entidades que compõem a executiva do Fórum Nacional em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social (CRESS-RJ, Abepss e Enesso).

O fórum reúne integrantes das Comissões de Formação do CFESS, do CRESS, bem como integrantes da Abepss, Enesso, das instituições de ensino superior, centros e diretórios acadêmicos, entidades diversas e movimentos que atuam em defesa da educação como um direito.

No documento, as entidades se posicionam sobre as mais recentes decisões e normativas emitidas pelo governo federal e pelo Ministério da Educação (MEC), a respeito do trabalho e do ensino remoto no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Em trecho do documento, as entidades afirmam que “com diferentes nomenclaturas e narrativas, as propostas de Ensino Remoto Emergencial (ERE) apresentadas nas universidades do Brasil possuem visíveis fragilidades, em suas bases legais e em seus pressupostos pedagógicos e de planejamento das atividades de ensino, acentuando as tendências à improvisação e à desqualificação do processo, responsabilizando individualmente docentes e discentes por garantir o processo de aprendizagem”.

E completam: “o ensino e o trabalho remotos não podem se dar à revelia de um debate que seja construído de maneira coletiva e responsável pelas comunidades acadêmicas e coletivos profissionais, de maneira a não atropelar normas e regulamentações já estabelecidas”.

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Fonte: CFESS