Encontro do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social do Paraná será realizado em outubro

No dia 21/10, das 14h às 16h, será realizado o Encontro do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social do Paraná. Organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR), pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) e da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso), bem como de inúmeras Unidades de Formação Acadêmica (UFAs), o evento será transmitido pelo Google Meet e o link será enviado somente para as (os) inscritas (os).

Durante o Encontro do Fórum Estadual, serão debatidas orientações pedagógicas acerca da importância, o papel e as atribuições dos Fóruns Locais de Supervisão de Estágio em Serviço Social e a socialização de experiências pelas UFAs. “Temos ciência de que as jornadas já têm sido demasiadamente intensas. Mas, certamente, diante de tantos desafios, é de suma importância pensarmos coletivamente a articulação dos Fóruns Locais de Supervisão, os quais possibilitam conhecimento mais aprofundado acerca das condições éticas e técnicas de trabalho dos campos de estágio, especialmente no contexto de pandemia e pós-pandemia. Os Fóruns Locais de Supervisão permitem a construção de um importante canal de comunicação entre supervisoras (es) acadêmicas (os) e de campo e estudantes, pois subsidiam a atuação das (os) supervisoras (es) acadêmicas (os) face às mediações necessárias frente às contradições, limites e possibilidades do trabalho das (os) Assistentes Sociais, além de permitirem uma aproximação maior entre UFAs e campos de trabalho/estágio”, ressalta a Coordenadora do Colegiado do Fórum Estadual, Edinaura Luza.

Segundo a presidenta do CRESS-PR, Andréa Braga, o Encontro do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social é uma estratégia articulada, historicamente determinada e faz parte de um movimento mais amplo, iniciado décadas atrás, quando as (os) Assistentes Sociais perceberam a dimensão política do exercício profissional e a necessidade de que a formação profissional se afinasse com uma direção social estratégica.

“Dentre os objetivos mais amplos do Encontro do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social, destaca-se o fortalecimento da formação, do trabalho profissional e de sua indissociabilidade a partir das construções coletivas da categoria e do Projeto Ético-político da profissão. O que nos demanda aprofundada análise das particularidades do contexto em curso e sua incidência nas condições éticas e técnicas de trabalho das (os) Assistentes Sociais, bem como na formação profissional e forma de oferta da disciplina de Estágio Supervisionado em Serviço Social”, enfatiza Andréa.

A partir da rearticulação desse importante espaço político no cenário estadual, foram definidos quatro eixos principais que serão trabalhados durante o evento no período 2021-2022:

1. Incentivar a articulação e/ou fortalecimento dos Fóruns Locais de Supervisão de Estágio em Serviço Social no Paraná, com ênfase na intencionalidade de levantamento e construção de estratégias frente às condições éticas e técnicas de trabalho, pertinentes aos campos de estágio;

2. Realizar monitoramento/levantamento sobre as condições de oferta da disciplina de Estágio Supervisionado pelas UFAs do Paraná, no contexto em curso;

3. Consolidar o Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social do Paraná, enquanto estratégia para o fortalecimento da formação e do trabalho profissional;

4. Contribuir na articulação do Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social da Região Sul.

Tal construção converge com o Plano Nacional de Lutas em Defesa da Formação e do Trabalho Profissional das (os) Assistentes Sociais, o qual é construído coletivamente pelas três entidades (CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO). Toda articulação é orientada para a defesa do trabalho e da formação profissional e contra a precarização do ensino superior.

Participe! Faça sua inscrição pelo link: https://bit.ly/3molPK3