Em Pleno Ampliado, CRESS-PR faz balanço de ações de 2020 e primeiro semestre de 2021 e já debate ações futuras

O CRESS-PR realizou nessa quinta-feira, dia 1º de Julho, a reunião do Pleno Avançado, encontro que teve como objetivo apresentar as ações realizadas ao longo de 2020 e do primeiro semestre de 2021 além de debater o planejamento para o restante de 2021. Esse foi um espaço de livre diálogo para que as (os) assistentes sociais possam entender o que o CRESS-PR está fazendo, de que forma podem contribuir e oferecer contribuições para os próximos passos. Pela segunda vez, ele foi realizado de modo 100% online e contou com a participação de pelo menos 72 pessoas de diferentes regiões do Paraná.

“As demandas se intensificaram para todos e todas ao longo dessa pandemia, mas mesmo diante das as dificuldades, procuramos resistir e avançar com as nossas lutas e nossos movimentos. Queremos pensar em ações e estratégicas, pensar todos os nossos eixos de atuação de modo transversal e em espaços de articulação e de participação da nossa categoria para que a gente possa fortalecer a defesa da nossa profissão e das causas pelas quais lutamos”, explica a presidente do CRESS-PR, Andrea Braga.

Na sequência, a vice-presidente Sandra Mancino falou sobre algumas das ações em andamento e já realizadas pelo CRESS-PR. Entre as novidades estão a reformulação do Portal da Transparência, que vai alinhar as informações do CRESS-PR à legislação atual, e que deve está no ar em breve; a melhoria dos módulos do sistema de informação que permite integrar informações contábeis, financeiras e sobre os processos éticos de forma virtual; a contratação de uma nova assessoria contábil; e o aprimoramento das áreas técnica e administrativa com a dedicação exclusiva de Vanessa Rocha (área técnica) e Rafael Nogueira (administrativa) e Robson Timer (área técnica) , com o objetivo de apoiar a todas as instâncias e de colaborar na concretude das ações.

Sandra explicou que atualmente o CRESS-PR possui 37 instâncias, incluindo 9 comissões e 7 CT, 2 Seccionais e 19 Nucress, que dão materialidade e estão envolvidas em todo o planejamento e as ações do Conselho. A gestão 2020-2023 caminha para o seu segundo ano e agora quer focar no monitoramento dos projetos, incluindo o apontamento de novos indicadores para o aprimoramento da quantificação das ações. Uma oficina destinada apenas a esse assunto deverá ser realizada. A parte do monitoramento se segue após o primeiro ano focado na gestão e planejamento, enquanto o último ano é destinado à avaliação.

O planejamento 2020 foi focado em seis eixos:

– Defesa, valorização da profissão, orientação e fiscalização

– Formação profissional de qualidade

– Defesa das políticas sociais e da seguridade social

– Ética e direitos humanos

– Fortalecimento dos movimentos sociais e das lutas emancipatórias

– Gestão democrática e participativa do CRESS-PR – ADM/FIN

– Gestão democrática e participativa do CRESS-PR – Comunicação

Ao todo, foram 191 projetos planejados dentro dos seis eixos, sendo 82 realizados (43%) e 109 não realizados (57%). Entre os não realizados, 85 (78%) se deram por conta do contexto pandêmico, enquanto os demais se deram por serem avaliados como mais pertinente em outro momento ou por conta da mudança de composição dos Nucress. O monitoramento das ações aconteceu ao longo do mês de junho e envolveu 28 das 37 instâncias.

Em relação à unificação de projetos, entre 106 projetos passíveis, 59 foram unificados (56%). O CRESS-PR reforça a importância desse monitoramento e ressalta que esse é um exercício permanente e contínuo.

Em relação à 2021, foram planejados 187 projetos ao longo do ano que ainda não foram realizados ou estão em andamento. Desses, 118 estão em andamento ou foram ratificados para o segundo semestre, 8 não serão realizados, 25 foram adiados para 2022 e 36 projetos apresentados no Plano de Metas 2021 ainda não passaram pela reunião de monitoramento.

Para 2022, o CRESS-PR planeja o aprimoramento da metodologia de planejamento, com apoio técnico da coordenação técnica para a elaboração da proposta, reuniões de unificação antes do fechamento do Plano de Metas e monitoramento e acompanhamento da execução do planejamento em conjunto com as instâncias envolvidas. Também haverá o aprimoramento do formulário de planejamento com a incorporação de atividades e ações de características permanente como as reuniões de CTs, por exemplo e a inclusão de indicadores de avaliação.

O Calendário do Planejamento 2022 inclui ainda para 2021:

– 05 a 09 de julho: elaboração do material de planejamento 2022

– de 12 de julho a 03 de agosto: reuniões da coordenação técnica com as instâncias para a elaboração do Plano de Metas 2022

– 09 de agosto: identificação de novas possibilidades de unificação

– 10 de agosto: envio de ofícios para as instâncias com os calendários das reuniões

– de 17 a 31 de agosto: reuniões de unificação

– de 5 a 7 de setembro Plenária Nacional

– de 9 a 30 de setembro: ajuste no plano de metas a partir das deliberações do encontro do conjunto

– de 4 a 14 de outubro: elaboração da proposta orçamentária do Plano de Metas 2022

– 21 de outubro: Pleno de planejamento

– 30 de outubro: Entrega do Plano de Metas

Ao final do encontro, a presidente do CRESS-PR, Andrea Braga destacou algumas das principais ações e eventos como o Dia da e do Assistente Social, a articulação para a implantação da Lei 13.935/2019, para o Serviço Social e Psicologia nas escolas, ciclo de debates sobre estágio e sobre a Pessoa com Deficiência, incidência e articulação para a aplicação da vacina no estado e municípios, participação na Campanha Mais Defensoria, Mais Direitos, articulação da Frente Mobiliza Curitiba, articulação em torno de demandas sobre o Serviço Social no TJ-PR, GT organizador do Ciclo de Debates sobre Assistentes Sociais nas Instâncias de Participação e controle Social, GT do Seminário Nacional de Apoio à Infância, Adolescência e Juventude, maior participação nas Câmaras Temáticas e articulações entre elas, curso de formação permanente com as UFAs, articulações diversas entre os CRESS de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, implantação do Plantão Virtual em 12 de julho e produção de diversos materiais de comunicação e articulação com a imprensa, entre outros projetos.

Em relação aos processos éticos, há hoje 35 em andamento. Desses, 11 estão a serem instaurados, 2 denúncias a serem analisadas, 3 denúncias, cujas informações adicionais foram solicitadas aos denunciantes, 3 denúncias arquivadas e um processo desaforado para o CFESS.

Por fim, as (os) assistentes sociais puderam participar e falar sobre seus anseios, principais demandas e dificuldades no trabalho diário com comissões, câmaras, seccionais e Nucress. Apesar das dificuldades, todas (os) ressaltaram a importância da dedicação na promoção de ações e projetos e do envolvimento e da participação para o fortalecimento da profissão e o espaço do CRESSPR é um espaço essencial para defesa do projeto ético-politico e organização coletiva.