Desagravo Público é realizado em Cianorte

CRESS NOTA desagravo

No dia 11 de abril de 2018, durante reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Cianorte/PR, o conselheiro do CRESS-PR, Hemerson Weslley Maziero, reunido com a categoria de assistentes sociais daquele município e da região, com as denunciantes e demais membros do CMDCA, conduziu a SESSÃO DE DESAGRAVO PÚBLICO.

As/os denunciadas/os foram o Conselheiro Tutelar André Aparecido Ribeiro e a Conselheira Tutelar Maria Salomé Cordeiro de Almeida, que em reunião do CMDCA DE 18 de outubro de 2017, ofenderam deliberadamente a categoria das/os assistentes sociais, desqualificando a profissão, questionando atribuições legais e instrumentais de natureza privativa da/o Assistente Social, com afirmações preconceituosas e depreciativas sobre as condições das famílias atendidas pelo serviço com exposição e quebra de sigilo das informações constantes em relatórios do Serviço Social.

Na sessão de desagravo, a leitura do parecer foi realizada pelo conselheiro Hemerson Weslley Maziero e, na sequência, foi aberta a palavra para a plenária. A categoria mencionou a importância desse ato e a necessidade de fortalecer a organização coletiva frente ao avanço do conservadorismo em nossa sociedade, bem como em espaços institucionalizados que deveriam primar pela defesa de direitos humanos de forma intransigente. Ressaltaram ainda a importância de enfrentar e denunciar as violações de direitos humanos e os atos que ofendem a história de 80 anos de história do Serviço Social no Brasil.

Leia na íntegra o parecer de desagravo público nº 023/2017

Você sabe para que serve o Desagravo Público?

O Desagravo Público é um direito da/o Assistente Social que tenha sido ofendida/o em sua honra profissional ou que deixou de ser respeitada/o em seus direitos e prerrogativas previstas no Código de Ética da/o Assistente Social.

Para denunciar, basta preencher o “Formulário de Desagravo Público” disponível no site do CRESS-PR e apresentar ao CRESS-PR.

Acesse aqui à página com o formulário e as orientações

 

Fotos da sessão de desagravo em Cianorte: