Participe! Inscrições abertas para o Encontro Regional Sul em Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional

O CRESS-PR participa nessa quinta-feira, dia 8 de julho, da Oficina Regional Sul para a “Conferência Nacional Popular, por Direitos, Democracia, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”, a ser realizada em 2021. Você pode participar do evento e fortalecer a importância da atuação das (dos) assistentes sociais em relação à segurança alimentar e nutricional e fortalecer a luta do CRESS-PR nessa área. Inscreva-se por meio do link: https://pt.surveymonkey.com/r/EncontrosRegionais.

O evento tem como objetivo principal resistir à extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e ao desmonte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) pelo Governo Federal.

Os eventos são organizados pela Comissão Organizadora da Conferência Popular, em parceria com o Colegiado Nacional de Presidentes de Conseas Estaduais (CPCE), convocando militantes da Defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), movimentos e organizações em defesa da soberania e da segurança alimentar. Ao todo, serão cinco eventos regionais em junho e julho a serem realizados em cada uma das regiões brasileiras.

No evento da Região sul, uma das representantes do CRESS-PR será a assistente social Roselene Sonda. Ela explica que a mobilização visa somar esforços em parceria com outras entidades da sociedade civil, para a luta por comida de verdade e por sistemas alimentares justos e sustentáveis além de manifestar a resistência contra a extinção do CONSEA, entre outras violações de direitos, violências no campo, florestas e águas. Segundo a profissional, a Política de Segurança Alimentar e Nutricional é um importante mecanismo para assegurar o Direito à Alimentação, um dos direitos fundamentais estabelecidos pelo artigo sexto da Constituição Federal.

“A participação de Assistentes Sociais, reforça a luta coletiva em favor do Direito Humano à Alimentação Adequada – DHAA, e se caracteriza como um compromisso ético político fundamental da categoria frente aos desmontes promovidos pelo desgoverno federal, especialmente em tempos de pandemia da COVID 19, com o aumento significativo da insegurança alimentar (fome e má qualidade da alimentação, bem como, suscita a maior participação da categoria nesta importante política pública”, ressalta ela.

Os eventos acontecerão por meio da plataforma Zoom. Até 500 pessoas podem participar. As inscrições podem ser realizadas por meio do link: https://pt.surveymonkey.com/r/EncontrosRegionais