CRESS-PR participa da Plenária Nacional apresentando pautas prioritárias de lutas da região sul do país

No último final de semana, do dia 03/09 a 05/09, foi realizada, de forma virtual, a Plenária Nacional do Conjunto CFESS/CRESS 2021 com o tema “A crise é sanitária e societária! Impactos no trabalho, resistência e organização do Serviço Social”. O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR) representou a categoria das (os) Assistentes Sociais do sul do país, junto com os CRESS-SC e CRESS-RS, apresentando como são definidas as pautas prioritárias de luta, buscando alinhar suas proposições com as demais propostas de diversas regiões brasileiras

O debate teve como objetivo trazer reflexões sobre atual conjuntura política e econômica do país no contexto da pandemia. As “reformas” colocadas em prática pelo Governo e os impactos para o trabalho e a organização de Assistentes Sociais, além de incentivar o debate sobre ações e estratégias do Conjunto CFESS-CRESS na defesa da profissão e dos direitos das trabalhadoras (es), com foco no projeto ético-político profissional. 

Andréa Braga, presidenta do CRESS-PR, explica que a Plenária Nacional do Conjunto CFESS/CRESS neste ano de 2021 vem contribuir no monitoramento das ações que definimos como prioridades na agenda política de luta da categoria. “OS CRESS de todas as regiões do Brasil têm expressado sua luta cotidiana para materializar o que definimos coletivamente. Estamos em uma das gestões mais desafiadoras do conjunto, em um cenário de políticas ultraliberais, de desmonte de direitos e de uma pandemia global. Os espaços de organização coletiva da nossa categoria têm lutado e resistido bravamente para a defesa de direitos e do nosso projeto ético-político”.

A Plenária Nacional do Conjunto CFESS-CRESS é um evento de caráter não deliberativo, que substitui o Encontro Nacional CFESS-CRESS realizado anualmente e que constitui o fórum máximo deliberativo do Serviço Social brasileiro, conforme disposto no art. 9º da Lei 8.662/93, que regulamenta a profissão das (os) Assistentes Sociais. 

Devido à pandemia, que ainda requer medidas de segurança como o distanciamento social, o Encontro foi substituído pela Plenária Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, a partir da aprovação da Resolução nº 975/2021. Dessa forma, foram mantidos os espaços de debate, de forma virtual, em substituição às etapas preparatórias e deliberativas que antecedem o Encontro Nacional.  

Neste ano, a Plenária Nacional teve a tarefa de monitorar o andamento e execução das ações deliberadas em 2020, por meio dos debates virtuais nos estados e da Consulta Pública realizada on-line pelo Conjunto. A meta agora é identificar os desafios e dificuldades para implementação da agenda política.  

A Plenária Nacional não foi aberta à participação do público, que colaborou para a construção das propostas de ação do CFESS e dos CRESS para o triênio 2020-2023. No entanto, é possível acessar o Relatório Final da Plenária 2020, com todas as propostas aprovadas em cada eixo, disponível no site do CFESS.

Fonte: Conselho Federal de Serviço Social.