CRESS-PR obtém selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Em agosto deste ano foi lançado o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR) foi uma das instituições que realizou uma autoavaliação e obteve o selo de participação no Programa.

O PNPC é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), executada pelas Redes de Controle da Gestão Pública dos 26 estados e do Distrito Federal. O objetivo do programa é proteger conhecimentos sensíveis de interesse da sociedade.

As Redes de Controle do PNPC mostrar à sociedade as ações preventivas contra fraudes e corrupção desenvolvidas por instituições públicas, conselhos profissionais e autarquias. Essa é uma uma importante ferramenta para que as instituições públicas façam uma gestão pública com mais qualidade, realizando seus trabalhos com ética, integridade, transparência e qualificando o serviço público.

Aprimoramento dos instrumentos, democratização e transparência financeira são compromissos assumidos pela gestão do CRESS-PR. “Temos trabalhado e buscado avançar nos processos internos no conselho, atuando na otimização de recursos, qualificando ações e priorizando as demandas legítimas da categoria com aprimoramento da estrutura do CRESSPR. Tais ações impactam na qualificação de prestação de serviços das (os) Assistentes Sociais e toda a sociedade. Este selo obtido na participação do Programa Nacional de Prevenção a Corrupção reafirma esse compromisso”, garante a presidenta do CRESS-PR, Andréa Braga.

A Rede trabalha considerando as particularidades de cada estado brasileiro e do Distrito Federal. Em sua formação, não há uma unidade hierarquicamente superior às outras. A Rede não contém uma unidade de comando. O trabalho tem a lógica da cooperação e do uso e adaptação de experiências bem-sucedidas.

A Secretaria-Executiva, constituída em 2019, é o único órgão formal da Rede. Ela é responsável por organizar o encontro anual de coordenadores, manter a página na internet, ser o ponto focal na relação com órgãos e entidades nacionais e internacionais e, principalmente, promover a difusão de boas práticas.

A titularidade da rede é feita a cada 12 meses, assegurando um viés democrático às ações desenvolvidas e a possibilitando aprendizado contínuo. O trabalho é realizado por grupos que vão sendo criados e extintos conforme a necessidade e que tratam de assuntos específicos, como obras, controle social, transparência, controle interno, alimentação e transporte escolar, saúde, inteligência, combate à corrupção, entre outros.

A quantidade e as particularidades das demandas exigem troca constante de informação. Para isso, a Rede oferece aos integrantes um fórum on-line para discussões, disseminação de boas práticas e divulgação de cursos e treinamentos. A intenção é que esses espaços possibilitem constante aperfeiçoamento, principalmente nas áreas de maior relevância para a Rede.