CRESS-PR manifesta apoio à paralisação das Residências Multiprofissionais em Saúde

O Conselho Regional de Serviço Social da 11ª Região (CRESS-PR) manifesta seu apoio à paralisação nacional articulada pelo Fórum Nacional de Residentes em Saúde para o próximo dia 3 de março de 2020 (sexta-feira). Entre as pautas de reivindicação das diversas categorias que compõe o fórum, estão:

• Reajuste da bolsa-salário
  • Redução e requalificação da carga horária sem redução da bolsa-salário
  • Retomada imediata da CNRMS
  • Retomada da realização dos Seminários Nacionais e Regionais
  • Criação da Política Nacional de Residências em Saúde, de forma descentralizada e participativa.

Uma recente portaria do Ministério da Economia determinou aumento no recolhimento previdenciário sobre as bolsas das/os residentes, de 11% para 14%. Além desse aumento, as bolsas estão defasadas pela inflação acumulada desde 2016 (cerca de 15%). Além disso, residentes cumprem carga horária de 60 horas semanais (acima, por exemplo, do que é permitido pela CLT). O CRESS-PR entende a necessidade das pautas de reivindicação e conclama as/os Assistentes Sociais do Paraná para apoiarem a paralisação. Confira a íntegra da carta aberta divulgada pelo Fórum no último dia 14 de fevereiro de 2020.