CRESS-PR emite nota de pesar pelo falecimento de assistente social vítima de COVID-19

#PraCegoVer: imagem com a frase “Nota de Pesar” ao lado de um laço preto, símbolo de luto. Abaixo, a frase: Falecimento da Assistente Social Francisca Romana Chaves, de Palmas, Tocantins”. No rodapé da imagem, a logomarca do CRESS-PR.

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento da Assistente Social Francisca Romana Chaves, 47 anos, vítima de Covid-19, na última terça-feira, 14/04. Trabalhadora da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, no Tocantins, a profissional estava internada em um hospital particular da capital daquele estado desde o dia 18 de março. Ela contraiu o novo Coronavírus do primeiro paciente diagnosticado com a doença no estado do Norte do Brasil. Não há informações se isso ocorreu durante o seu exercício profissional.

Francisca era servidora efetiva da Prefeitura de Palmas desde 2005 e teve atuação importante e significativa no combate à violência. Foi nomeada presidente do Núcleo de Prevenção e Assistência a Situações de Violência de Palmas (Nupav). Francisca deixa uma filha. O CRESS-PR manifesta sua solidariedade à família e amigas/os de Francisca neste momento de luto, em meio a uma situação extremamente atípica, que é a pandemia do novo Coronavírus.

O Conselho reforça a importância de os locais de trabalho das/os Assistentes Sociais que não podem cumprir o isolamento que garantam a higiene, EPIs, o distanciamento e a estrutura necessária para que profissionais possam cumprir seu trabalho com segurança nesse momento de pandemia. O mesmo vale para que sejam garantidas as medidas sanitárias para as/os usuárias/os que precisam de atendimento de Assistentes Sociais.

Assim como Francisca, o trabalho das/os Assistentes Sociais é de extrema importância, bem como a vida dessas pessoas precisa ser valorizada e sua saúde assegurada. O CRESS-PR reforça que a vida das pessoas precisa ser preservada.