CRESS-PR em Movimento | Dia do Orgulho LGBT

Dia do Orgulho LGBT
A cada 25 horas uma pessoa LGBT foi morta no Brasil no ano passado. A violência contra a população LGBT é diária e se manifesta de diversas formas, provocando medo, auto-violência, aumento do suicı́dio entre jovens e indiferença, especialmente pelo avanço do conservadorismo e do preconceito.

Os dados oficiais sobre LGBTfobia são insuficientes, mas a realidade é alarmante. São muitos os problemas relacionados aos mecanismos de denúncia e responsabilização, às fragilidades na relação entre polıticas públicas e sistema de justiça, o que é preocupante e deve nos mobilizar.

Além disso, a legislação brasileira ainda é omissa quanto à criminalização da homofobia. O PLC (Projeto de Lei da Câmara) 122/06, que visava criminalizar a discriminação motivada na orientação sexual ou na identidade de gênero da pessoa discriminada, foi arquivado em 2014 depois de ter sofrido forte pressão da bancada religiosa no Congresso e passar oito anos no Senado sem sequer ser analisado e votado.

Lutar contra a violência, o preconceito e toda forma de discriminação é fundamental. A categoria de assistentes sociais tem contribuı́do nesta agenda de direitos por meio de campanhas, como o “Amor Fala todas as Lı́nguas”, da garantia da transversalidade dos direitos da população LGBT na formulação das polı́ticas públicas, da participação em conselhos de direitos, nas edições da Parada da Diversidade e outros movimentos sociais e coletivos.

28 de Junho é o Dia do Orgulho LGBT! É dia de reforçar as lutas contra a LGBTfobia, de dar visibilidade à s lutas e direitos
conquistados; de defender a indivisibilidade dos direitos de liberdade e de igualdade, de intensificar nossa luta e trabalho
pela democracia como regime de vida.

Confira aqui o informativo CRESS-PR em Movimento sobre o Dia do Orgulho LGBT