CRESS em Movimento: Direito ao território, à moradia, à acolhida e ao pertencimento sob a perspectiva do direito à cidade

O CRESS-PR publica a edição de fevereiro de 2021 da publicação CRESS em Movimento que trata sobre o tema “Direito ao território, à moradia, à acolhida e ao pertencimento sob a perspectiva do direito à cidade”. A publicação foi elaborada pelos professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Robson Oliveira e Silvana Marta Tumelero, e pela professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e presidente do CRESS-PR, Andrea Braga, ambos integrantes da Câmara Temática de Direito à Cidade.

O texto trata das desigualdades e das violações aos direitos à terra e relacionados à questão fundiária urbana em um contexto que se agravou por conta da pandemia do coronavírus. O texto aborda a questão histórica, passa por desigualdades presentes há muito tempo em nossa sociedade especialmente em relação a classe, raça, etnia, gênero e explica como a questão fundiária, o direito à cidade e a busca por uma moradia digna se refletem nesse cenário.

Também ganha destaque a relação com os territórios por parte de diversos segmentos sociais durante a pandemia como os indígenas, quilombolas, moradores de rua e imigrantes. Para isso, o artigo traz relatos e depoimentos de assistentes sociais que representam esses grupos. Elas (eles) falam sobre os desafios enfrentados por suas comunidades, sobre suas rotinas em meio à pandemia e sobre a busca por saúde, por uma moradia digna e pela sobrevivência em meio a um momento tão difícil.

Por fim, o trabalho também traz pontos-chave sobre a atuação das (dos) assistentes sociais durante a pandemia na política urbana.

Confira o documento na íntegra aqui.