Conselho Estadual de Saúde aprova moção de repúdio contra o tratamento precoce promovido pela Provopar

O Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES-PR) aprovou uma moção de repúdio proposta pelo CRESS/PR contrário à medida do Provopar (Programa de Voluntariado Paranaense) em relação ao projeto “Sociedade contra a COVID-19”, para que pacientes possam receber o conhecido kit de tratamento precoce contra o coronavírus. Este kit inclui medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina, zinco, vitaminas e outros.

Todas as entidades médicas conceituadas são taxativas em salientar que tais medicamentos não possuem comprovação científica, ou seja, não funcionam como tratamento ao coronavírus. Também já há relatos de casos de que esses medicamentos, pelo contrário, podem provocar sérios danos à saúde e até mesmo a morte. A promoção desses medicamentos faz parte da campanha de desinformação que tem prejudicado o combate ao vírus.

O CRESS-PR faz parte do Conselho Estadual de Saúde por meio da participação da Assistente Social Sueli Preidum de Almeida Coutinho e reitera seu repúdio a essa ação. Confira a nota completa aqui.