CFESS Manifesta: Dia Internacional da Mulher

A terça-feira de Carnaval de 2011 também é data de marcar posicionamento político? Se você respondeu que não, é porque deve estar se esquecendo que hoje, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Por esse motivo, o CFESS vem a público se manifestar e reafirmar o compromisso de todos/as os/as assistentes sociais no combate a todas as formas de violação aos direitos das mulheres. Uma luta que exige ações macroestruturais e convoca o potencial das mulheres na exigência de possibilidades igualitárias em todos os espaços e dimensões da vida.

Esta edição do CFESS Manifesta atualiza a agenda de lutas pela igualdade de gênero e por um mundo onde a vida seja plenamente humanizada, e faz um balanço das conquistas galgadas ao longo desses anos: nas relações de trabalho, na inserção da vida política, no acesso à educação e à cultura e na liberdade sexual. “Mas esses avanços ainda não correspondem às necessidades das mulheres em sua plenitude humana. Além do mais, o século XXI chegou trazendo novas formas de opressão que requerem, também, outras formas de dizer “não” ao sistema de exploração capitalista e patriarcal”, diz trecho documento.

“Pela superação das condições a que estão submetidas as mulheres, na afirmação do nosso Código de Ética que atinge seus 18 anos, o CFESS lança seu grito que deve ecoar junto com o de todas e todos que batalham pela igualdade e liberdade para as mulheres na direção da sociedade emancipada”, defende a vice-presidente do Conselho Federal, Sâmbara Paula Ribeiro.

Leia o CFESS Manifesta do Dia Internacional da Mulher