Cfess solicita melhores condições para assistentes sociais da Previdência

No último dia 02 de fevereiro, representantes do CFESS e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) reuniram-se em Brasília com Carlos Eduardo Gabas, Secretário Executivo do Ministério da Previdência Social, em defesa do trabalho dos profissionais de Serviço Social no INSS. A discussão se baseia na luta da classe pela autonomia profissional e a garantia das condições técnicas e éticas dos assistentes sociais.

Atualmente, a partir de demandas de assistentes sociais do INSS, ficou caracterizada a urgência da análise de algumas questões, pois os profissionais vêm enfrentando más condições técnicas e éticas de trabalho, exigência por parte dos gestores da execução de tarefas estranhas àquelas do edital do concurso e da regulamentação da profissão, ausência de ato normativo sobre atribuições no órgão e escassez de profissionais, devida à não nomeação de mais da metade dos aprovados no concurso.

Um documento contendo as demandas acima foi elaborado pelo CFESS e entregue às autoridades do Ministério da Previdência Social na ocasião. Além dos documentos apresentados pelo CFESS, o Secretário Executivo recebeu documentos redigidos pelos profissionais do Sergipe e da Bahia, o Código de Ética do Assistente Social e a Resolução 493/2006, que define as condições éticas e técnicas para o exercício da profissão.

Em resposta, Gabas afirmou que deve realizar uma reunião nacional com os gestores do INSS, incluindo a CNTSS e o CFESS, assim como um encontro com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), para agilizar a contratação de mais profissionais de Serviço Social no INSS.

Acesse o conteúdo dos documentos pelos links abaixo:

pdf Documento CFESS Reunião com MPS – 02 de fevereiro de 2010
pdf Documento Base Bahia e Sergipe
pdf Ofício Circular CFESS Nº 025/2010