Ações da COFI em 2020: confira os relatórios das Comissões de Orientação e Fiscalização do CRESS-PR

O CRESS-PR publica hoje os Relatórios de Atividades das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFI) da sede, em Curitiba, e nas seccionais Cascavel e Londrina. Os documentos trazem uma listagem sobre as ações promovidas ao longo do ano de 2020, incluindo números e detalhamentos relacionados a atendimentos, processos, denúncias, visitas de orientação e fiscalização, editais, intervenções, expedientes e outras atividades. Além da sede e das seccionais os números também dizem respeito às ações junto aos NUCRESS de todo o estado do Paraná.

A Comissão de Orientação e Fiscalização é composta por conselheiras (os), agentes fiscais e membros de base que analisam, discutem e deliberam sobre as demandas relacionadas à defesa e valorização da profissão e orientação e fiscalização do exercício profissional. As ações da Comissão são balizadas pela Política Nacional de Fiscalização do Conjunto CFESS/CRESS (Res. CFESS nº 512/2007) articulando-se as dimensões: afirmativa de princípios e compromissos conquistados; político-pedagógica; normativo e disciplinadora.

A dimensão afirmativa de princípios e compromissos conquistados trata dos projeto ético-político profissional e da organização política da categoria. A dimensão político-pedagógica passa por procedimentos de orientação e politização das (dos) assistentes sociais, usuárias (os), instituições e a sociedade, visando a prevenção da violação da legislação profissional. Por fim a dimensão normativa e disciplinadora institui bases e parâmetros normativo-jurídicos que regulam o exercício profissional, com a possibilidade de apurar e aplicar, em caso de situações de violação, as penalidades previstas no Código de Ética Profissional.

Para isso, as comissões contam com membros na sede em Curitiba e nas seccionais em Londrina e Cascavel e que atendem os respectivos NUCRESS de cada região.

Confira abaixo os documentos completos:

Relatório COFI 2020 Sede – Curitiba

Relatório COFI 2020 Seccional Londrina

Relatório COFI 2020 Seccional Cascavel