Serviço Social no enfrentamento ao Trabalho Infantil

12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil POST Cress em Movimento - Trabalho Infantil

A utilização da mão de obra da criança e do/a adolescente ocorre numa forma de sequestro da infância, em uma imposição da situação de pobreza na qual vivem, em condições precárias e prejudiciais ao seu desenvolvimento, como uma estratégia de sobrevivência.

Mesmo após quase 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, a exploração do trabalho infantil ainda é uma realidade que precisa ser fortemente combatida, especialmente por meio de políticas públicas. No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o CRESS-PR em Movimento aborda este tema fundamental para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes e fala sobre o papel das/dos Assistentes Sociais nesta luta.

No informativo CRESS-PR em Movimento explicamos como é tarefa cotidiana da/o Assistente Social lutar para que crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados: “A especificidade da nossa profissão nos coloca muito próximo ao cotidiano da vida das famílias. Poucos profissionais conseguem estar tão próximos deste cotidiano. Neste sentido, fazer o enfrentamento do trabalho infanto-juvenil para nós, assistentes sociais, é mais do que justificável”.

Existem muitas violações de direitos que sã o invisibilizadas socialmente e o Serviço Social possui o compromisso ético de explicitar, tanto os determinantes relacionados à desigualdade, quanto os fatores que criminalizam as famílias e expõem as crianças e adolescentes à revitimizações ou reproduzem sua condição.

CONFIRA AQUI O INFORMATIVO CRESS-PR EM MOVIMENTO – Enfrentamento ao Trabalho Infantil