Seminário Serviço Social e Saúde em Maringá defendeu SUS e trabalho da/o Assistente Social

maringa 1
No dia 10 de julho, a Seccional de Londrina e o NUCRESS de Maringá realizaram o “Seminário Serviço Social em defesa do Sistema Único de Saúde e do Trabalho Profissional: Nossa luta é a resistência. Somos Classe Trabalhadora!” O evento contou com o apoio do Hospital Santa Casa de Maringá, onde foi sediado, e contou com a participação expressiva de assistentes sociais de Maringá e região, além de profissionais da região dos NUCRESS de Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Paranavaí e Umuarama.

No período da manhã, a mesa de abertura contou com a presença do Coordenador da Seccional de Londrina, Marcelo Nascimento de Oliveira; o Coordenador do NUCRESS de Maringá, Paulo Oksano Fachinello; o Superintendente do Hospital Santa Casa de Maringá Sr. José Pereira; Representante do Sindsaúde e da CT de Saúde do CRESS/PR, Priscila Brasil; e a Agente Fiscal da Seccional de Londrina Bruna Viviani Viana. A mesa de abertura ressaltou a importância do Seminário, diante da atual conjuntura de desmonte e afronta aos direitos sociais, considerando a defesa da saúde pública e a requisição necessária para garantia da qualidade dos serviços prestados.
maringa 2

maringa 3

Na sequência, a Agente Fiscal Bruna Viviani Viana foi a mediadora da Conferência: “Mobilização, organização política e processos de trabalho do Serviço Social na Saúde”, que teve como palestrantes: Elaine Pelaez, que compõe a atual Gestão do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS); Priscila Brasil, Representante do Sindsaúde e da CT de Saúde do CRESS/PR; Kristiane Plaisant, Presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Paraná (SINDASP); e, Maurílio Castro de Matos, Ex-Presidente do CFESS. A mesa problematizou a defesa da saúde pública numa perspectiva ampliada, bem como a importância do reconhecimento do trabalho profissional nesta área e da mobilização e organização política da categoria para garantia da qualidade do serviço ofertado pelo/a assistente social em seu processo de trabalho. Esclareceu ainda o que são demandas do CRESS e as demandas sindicais, bem como a importância do protagonismo da participação do/a Assistente Social em defesa da profissão junto às entidades representativas, de defesa da profissão e de defesa do trabalho.

maringa 4
maringa 5
maringa 6

No período da tarde, dando sequência ao Seminário, foram realizadas três mesas simultâneas: Mesa 1 – Sigilo Profissional e interfaces com o trabalho na área de saúde (Mediador: Maurílio Castro de Matos); Mesa 2 – Serviço Social e o trabalho interdisciplinar na Política de Saúde (Mediadoras: Alexsandra Moreira e Eliane Cristina Brevilheri); e, Mesa 3 – Saúde Mental e trabalho profissional em serviços de atenção ao uso prejudicial de drogas e dependência química (Mediadoras: Priscila Brasil e Wanderli Machado).

O Seminário contou ainda com uma Plenária Final, onde um representante de cada mesa ficou responsável socializar a sistematização das discussões, que irão congregar encaminhamentos para aprofundar novos debates e experiências para fortalecimento do trabalho profissional no campo da saúde e das políticas que fazem interface com a Seguridade Social.

Encerrando o Seminário, o Coordenador da Seccional de Londrina agradeceu a presença dos/as participantes, ressaltando o compromisso ético e político da categoria e o repúdio à gestão da política de Saúde em Maringá que não permitiu maior participação dos/as profissionais no evento. O Coordenador convocou os/as profissionais a retomar a participação e rearticulação do grupo de assistentes sociais da saúde, bem como fortalecer a luta junto ao CRESS e aos Nucress.

maringa 7
maringa 8