Seminário debate o protagonismo da saúde mental no Paraná

semin_saude_mental

O Coletivo Um Passo à Frente, da Universidade Federal do Paraná, realizará no dia 7 de maio, sábado, o seminário “Um passo à frente: Movimentando o protagonismo na Saúde Mental do Paraná”. O evento terá início às 8:30 da manhã e contará com a realização de debates e oficinas simultâneas. As atividades acontecerão na Reitoria da UFPR. Não há necessidade de inscrição.

O CRESS-PR, em conformidade com o Conjunto CFESS-CRESS, tem se posicionado e fortalecido ações em defesa da luta pela reforma psiquiátrica e do movimento antimanicomial. Este posicionamento leva em conta uma das bandeiras de luta do Serviço Social, que é “defender a reforma psiquiátrica e implementação dos serviços substitutivos, extra-hospitalares e de base territorial”.

Por esta razão o CRESS-PR é uma das entidades apoiadoras do evento e convida as/os Assistentes Sociais a participarem desta atividade.

Confira abaixo a programação:

8:30 | Recepção

9:00 | Luta, Democracia e Direitos Humanos: o sofrimento atual da Reforma Psiquiátrica
Palestrantes:
Rosana Onoko, psicanalista, sanitarista, coordenadora de pós-graduação da faculdade de ciências médicas da Unicamp, supervisora clínica institucional da rede de CAPS.
Edmar de Oliveira, médico psiquiatra, escritor, militante da Reforma Psiquiátrica. Ex-diretor do Instituto Nise da Silveira e ex-consultor do Ministério da Saúde

11:30 | Comilança com Arte no Pátio da Reitoria 

14:00 | Oficinas simultâneas

Educação Popular e Economia Solidária: associações, cooperativas e geração de renda
Mediador:
Léo Pinho, educador popular em economia solidária, presidente da Central de Cooperativas da Unisol Brasil

Passos à frente: para onde?
Mediadores:
Frederico Ronconi, psicólogo da RAPS de Curitiba e do Centro Social Marista Propulsão, e Conselheiro do CONESD – Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Paraná pelo CRP-PR

Altieres Edemar Frei, psicólogo, doutorando em Saúde Pública pela USP-FSP, pesquisando reinserção social com adolescentes, usuários de álcool e outras drogas. Atualmente é diretor do Centro Social Marista Propulsão

Movimentos Sociais: Por que, pra quê, como?
Mediadora:
Carla Leão, psicóloca, especialista em Instituições em Análise pela UFRGS, ex-coordenadora de saúde mental do município de Viamão (RS), trabalhadora do SUS há 19 anos ampliando a RAPS. Atualmente é articuladora do Projeto Redes da Senad/Fiocruz no município de Canoas e realizadora do Percurso de Psicanálise pela APPOA.

16:00 | Plenária Final: Você tem sede de quê?

Participantes: Rosana Onoko, Edmar de Oliveira, Léo Pinho, Frederico Ronconi, Altieres Edemar Frei e Carla Leão