Realizado o VII Fórum das COFIs e o IV ComunicaSul

No dia 30 de julho o CRESS/PR participou de dois eventos simultâneos em Florianópolis-SC: o VII Fórum das COFIs e o IV ComunicaSul.

DSC_0030O Fórum das COFIs (Comissões de Orientação e Fiscalização)reuniu Agentes Fiscais e conselheiros membros das COFIs dos CRESS dos três estados da região Sul. Representando o Paraná estiverem os conselheiros Uilson José Gonçalves Araújo e Rosangela Andrean (seccional Londrina) e as agentes Fiscais Rosângela C. Colcete e Tacyla de Carvalho Cunha. O encontro foi aberto pela manhã contando com a Palestra da Dra. Vânia Manfroi, professora da UFSC, que explanou sobre os desafios e estratégias frente à precarização das condições éticas e técnicas de trabalho dos/as assistentes sociais. No periodo da tarde as COFIs puderam socializar experiências e discutir sobre as demandas dos três CRESS, com a proposta de alinhar estratégias de trabalho. A Agente Fiscal Rosângela Colcete comentou que as questões debatidas foram bem pertinentes às necessidades dos CRESS e que o encontro foi ótimo para fortalecer o trabalho da fiscalização como um todo. Ela comentou que um dos ponto mais enfatizados foi o debate sobre as condições de trabalho dos/as profissionais, de acordo com a Resolução do CFESS 493/2006. Outros pontos debatidos foram a implementação da jornada de trabalho de 30 horas semanais, a questão da autonomia profissional conforme a Lei 8.662/1993 e os próprios fluxos do trabalho da fiscalização.

DSC_0040No segundo auditório do CRESS/SC no   período da tarde ocorreu o IV ComunicaSul – Encontro das Comissões de Comunicação da região Sul. O Paraná foi representado neste encontro pelos conselheiros Antonio Odair da Silva Junior, Alexsandra Moreira Cortes(seccional Londrina) e Rosenilda Garcia, e pelo representante da Assessoria de Comunicação, Téo Travagin. O encontro contou com fala realizada pelo assessor de comunicação do CFESS, Rafael Werkema, que apresentou o histórico, os princípios e os desafios da política nacional de comunicação do Conjunto CFESS-CRESS. O assessor apresentou também como se dá o trabalho de comunicação dentro do próprio CFESS, abrindo ao final da fala a possibilidade de debate sobre as ações de comunicação do conjunto. Entre os pontos discutidos esteve a relação entre a comunicação dos CRESS e os movimentos sociais e também a questão da luta pela democratização da mídia em si como uma bandeira de luta do Serviço Social, pelo entendimento que a comunicação é um Direito Humano e portanto o acesso à uma mídia emancipadora deve ser fortalecido dentro do conjunto. De acordo com Rafael, ao trazer a fala sobre a política de comunicação do conjunto foi possível pensar soluções para os desafios da comunicação e das demandas que são comuns aos CRESS. Após a sua fala as comissões de comunicação também expuseram como tem sido o trabalho de comunicação de cada conselho, proporcionando a troca de experiências. Para o conselheiro do CRESS-PR, Antonio Odair da Silva Junior, o encontro proporcionou repensar a comunicação para além das notícias: “fortalecemos o entendimento das ações de comunicação do CRESS mas também da comunicação como um direito humano”, comentou o conselheiro.

 

Confira fotos destes eventos:

Confira aqui a Política Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS