Realizado o seminário nacional do FNTSUAS

11659431_840275339383853_1777148317661752007_nNos dias 25 e 26 de junho aconteceu em Curitiba o “3° Seminário Nacional do FNTSUAS: Trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em cargos de nível fundamental e médio: perspectivas de atuação e valorização do trabalho”.

Além de discutir as perspectivas de atuação e valorização do trabalho nos cargos de nível fundamental e médio no SUAS, o Seminário abordou as condições e relações de trabalho e o trabalho em equipe, o reconhecimento das diferentes ocupações e cargos de nível fundamental e médio e a organização política e a representatividade desse grupo de trabalhadores e trabalhadoras. O CRESS/PR esteve presente, contribuindo na organização do evento.

Precarização do trabalho dentro do SUAS

A precarização do trabalho dentro do SUAS foi um dos temas de debate. Joari Carvalho, do FETSUAS/SP, comentou sobre a necessidade de união da classe trabalhadora a fim de combater as péssimas condições de trabalho, reforçando, assim, um dos objetivos do seminário e ressaltou a proposta de criação de dois Fóruns, o DesprecarizaSUAS- dos trabalhadores do SUAS-, e o ProtagonizaSUAS- dos usuários e trabalhadores do SUAS.

Sônia Maria Pereira Santos, do FETSUAS/BA, discorreu sobre a necessidade de ações prática e efetivas para combater a precarização do trabalho. Dentro disto, os/as debatedores discutiram a necessidade de que cada trabalhador/a do SUAS assuma pequenas ações práticas dentro dos seus espaços de trabalho.

Horizontalidade e valorização do/as trabalhadores de ensino fundamental e médio

Durante o evento, os/as participantes discutiram a necessidade de desierarquizar as relações entre os/as profissionais dentro do SUAS, buscando a horizontalidade dos serviços prestados, sem diferenciações de tratamento entre os/as trabalhadores/as de ensino médio, fundamental e superior.

Segundo o Conselheiro do CRESS/PR Uilson José Gonçalves de Araújo, que esteve presente no evento, a discussão esteve também relacionada à resolução n° 9 do Conselho Nacional de Assistência Social, que ratifica e reconhece as ocupações e as áreas de ocupações profissionais de ensino médio e fundamental do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. “Algumas regiões do Brasil apresentaram a discrepância de salários no País. Em alguns casos, Educadores Sociais estão ganhando menos que um salário mínimo”, conta o Conselheiro.

Confira a Resolução n 9 CNAS