Realizada Assembleia Geral do CRESS PR

A segunda Assembleia Geral Ordinária do CRESS/PR foi realizada na sexta-feira, dia 17 de outubro. As receitas e despesas foram apresentadas pela Assessoria Contábil do CRESS/PR, detalhando onde são aplicados os recursos do Conselho. Neste momento os/as conselheiros/as lembraram que o CRESS/PR mantém no site o Portal da Transparência, onde são publicados estes quadros de receitas e despesas.

As ações realizadas pelo CRESS no último semestre também foram apresentadas. Houve um destaque especial para o relato sobre o Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, apresentado pela gerente do CRESS a Assistente Social Dione Poncheck e com complementos de conselheiros/as e delegados/as da base participantes do Encontro. A presidenta do CRESS/PR, Wanderli Machado, neste momento ressaltou que a ideia de levar profissionais da base é sempre trazer aqueles que se comprometam a trabalhar os conteúdos do Encontro Nacional em suas regiões. Ela também lembrou que a proposta do CRESS/PR para estes encontros é reduzir custos para poder ampliar a participação, como já foi feito nos encontros Descentralizado da Região Sul e no Nacional. A  assistente social Vivian Berteli, do Nucress de Cascavel, comentou sobre o Encontro Nacional que o tema exposto em plenária, sobre o Serviço Social e Ditadura Militar foi apropriado, pois o País ainda vive os ranços deste período e destacou que a participação da base neste processo importante de decisões do Serviço Social brasileiro dá para este/a assistente social de base uma segurança maior para seguir com as lutas que a categoria tem no dia a dia. “Percebemos os esforços no sentido de horizontalizar o conjunto”, disse ela. A assistente social Sandra Bernini, do Nucress de Campo Mourão, comentou que a delegação do Paraná foi muito participativa, mesmo com a grande carga horária de debates e que foi perceptível como todo o conjunto vem lutando por uma categoria mais forte. O assistente social Marcelo Oliveira, coordenador da Seccional de Londrina fez também um relato, enaltecendo como o momento atual do Serviço Social é um momento de luta contra a lógica do estado neoliberal e que é uma grande oportunidade aos participantes do Encontro de fortalecer o engajamento da categoria neste contexto de luta.

Após os relatos das ações os/as conselheiros/as do CRESS/PR relataram que há em conjunto com os NUCRESS a proposta de implantar uma Seccioonal do CRESS em Cascavel, como proposta de descentralizar as ações do Conselho no Estado e também a necessidade de realização de Concurso para atualização do quadro de funcionários do conselho. A assembleia entrou então em debate sobre o reajuste da anuidade, sendo estabelecida por votação entre os presentes o reajuste de 8,35% para 2015. Após esta decisão, alguns informes gerais foram feitos aos/as presentes.

Pleno Ampliado

No mesmo dia da assembleia, no período da tarde, representantes dos NUCRESS (núcleos do CRESS) do Estado, da Seccional de Londrina e conselheiros do CRESS/PR estiveram reunidos para o Pleno Ampliado que ocorre a cada seis meses. Nesta reunião são debatidas as ações realizadas por todo o Paraná, como forma de qualificar a atuação do Conselho e planejar ações para todo o Estado. Entre os pontos de destaque apontados pela conselheira Ilda Witiuk estiveram os debates sobre a criação e implantação da Seccional em Cascavel, a  Descentralização de ações, incentivando maior autonomia para a Seccional de Londrina e a realização do Congresso Paranaense de Assistentes Sociais em 2015, além das ações anuais do conselho.

O Pleno fortaleceu a visão que a gestão atual do CRESS/PR tem em fortalecimento da base e descentralização de ações. “É excelente que estejamos todos planejando formas de descentralizar as ações do CRESS/PR, pois vamos fazer com que aumente a participação da base”, comentou Sandra Bernini, do NUCRESS de Campo Mourão.