Por que o Serviço Social defende os Direitos Humanos

Uma das palavras mais pronunciadas durante este ano de 2015, por todas e todos nós que lutamos pela garantia de direitos, foi retrocesso. Num Congresso com a composição mais conservadora desde o fim do regime militar, as ameaças aos direitos são diárias. O conservadorismo ganha eco na grande mídia, nas redes sociais e nas ruas, por meio de ações e discursos racistas, machistas e homofóbicos.

Neste contexto, é muito importante enfatizar o compromisso ético-político da/o Assistente Social com a defesa intransigente dos direitos humanos, contra todo tipo de arbítrio e autoritarismo, bem como da ampliação e consolidação da cidadania e radicalização da democracia.

Defender os direitos humanos é defender as mulheres, as negras e os negros, a infância e a juventude, as pessoas idosas, as pessoas com deficiência, a população em situação de rua, as/os migrantes e refugiadas/os, os povos indígenas, os povos tradicionais, as comunidades quilombolas, as comunidades pesqueiras, as lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, o trabalho digno, a saúde, a educação, a moradia adequada, entre muitos outros.

Defender os direitos humanos é defender a igualdade, a diversidade, a dignidade, o respeito e a vida.

Neste 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o CRESS-PR reforça seu compromisso com a defesa intransigente dos direitos humanos!

dia_direitos_humanos