Oficina Descentralizada da ABEPSS-Sul I acontecerá em Londrina

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), regional Sul I, convida assistentes sociais, docentes, supervisores de estágio, pesquisadores, discentes de graduação e de pós-graduação para participarem das Oficinas Regionais da ABEPSS – Sul I, que discutirão temas envolvendo a graduação, a pós-graduação, o serviço social nas residências multiprofissionais em saúde e o estágio supervisionado em serviço social.

Neste ano de 2015, seguindo uma deliberação retirada na Reunião Ampliada da Executiva Regional da ABEPSS ocorrida em Londrina no dia 10 de junho, será realizada uma Oficina Descentralizada no Paraná, que acontecerá no dia 31 de agosto em Londrina, na UEL, e encaminhará discussões para a Oficina Regional da ABEPSS – SUL I, que ocorrerá entre 23 e 24/09/2015, no Auditório do Centro dos Professores do Rio Grande do Sul (CPERS – Sindicato), em Porto Alegre (RS).

O objetivo é promover e/ou aprofundar o debate sobre diversas temáticas referentes à formação em Serviço Social e ao exercício profissional. Daí a opção pelo tema principal sobre “os projetos de universidade na sociabilidade do capital e os rebatimentos na formação em serviço social: um enfoque sobre os processos de avaliação” e dos seguintes temas específicos:

a) Os sistemas de avaliação do ensino superior vistos a partir do debate do Serviço Social, segundo as Diretrizes Curriculares;

b) Os desafios do projeto de formação profissional do Serviço Social no contexto da pós-graduação: a construção da unidade entre graduação e pós-graduação;

c) Fórum de Estágio: orientação nacional e experiências locais; e os desafios e perspectivas do estágio supervisionado em Serviço Social nos projetos de extensão universitária;

d) O debate das Residências Multiprofissionais e Aprimoramento em Saúde, a partir da direção social da profissão, contextualizando as diversas experiências na região.

A atual gestão da ABEPSS (Nacional e Regional Sul I) tem por prioridade aprimorar a capilaridade da entidade junto às UFAs e, principalmente, a aproximação e fortalecimento de cada Unidade de Formação presencial do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A realização da Oficina Regional da ABEPSS e com ela, os debates e as reflexões, reveste-se de fundamental importância para a construção de uma agenda comum e permanente para a formação profissional, tão desafiada na conjuntura atual, mas também tão prenhe de possibilidades nos rincões do sul brasileiro.

A realização das Oficinas Regionais é resultado de uma articulação da ABEPSS Sul I com as entidades da categoria profissional: os Conselhos Regionais de Serviço Social do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da ENESSO. Essa construção é histórica, coletiva, democrática e nos propulsiona na luta pela formação profissional, possibilitando-nos fortalecer participativamente a direção crítica impressa no projeto ético político profissional.

É fundamental a participação das/dos envolvidos com a formação profissional na regional Sul I nesse momento que será de debate, reflexão e interlocução profissional, e de resistência contra as ameaças à formação profissional qualificada e com qualidade.

As discussões encaminhadas/trazidas para as Oficinas Regionais subsidiarão o relatório final do nosso Regional Sul I, que servirá de subsídio para a Oficina Nacional da ABEPSS, que ocorrerá entre os dias 04 e 05/11/15, na UERJ, Rio de Janeiro.

Sobre a Oficina Nacional acesse oficinanacionalabepss.blogspot.com.br/
cartaz_oficina_abepss