Oficina da ABPESS discute formação em Serviço Social

oficina_abpess_rs1

Terminou nesta quinta-feira (24) a Oficina Regional de Graduação e Pós-Graduação, realizada pela ABEPSS Sul I em parceria com o CRESS-RS e a ENESSO.

O evento, que começou na quarta-feira (23), reuniu assistentes sociais, docentes, supervisores de estágio, pesquisadores, discentes de graduação e pós-graduação e todas/os as/os envolvidos com a formação profissional para debater diversas temáticas referentes à formação em Serviço Social e ao exercício profissional.

A oficina teve como tema “Os projetos de universidade na sociabilidade do capital e os rebatimentos na formação em serviço social: um enfoque sobre os processos de avaliação”. Na conferência de abertura, Rodrigo Teixeira (UFF) e Juca Gil (UFRGS) falaram sobre a educação superior como direito e o fortalecimento da luta contra a sua precarização.

Em grupos de trabalho, os/as participantes discutiram os sistemas de avaliação do ensino superior, tratados a partir do debate do Serviço Social, segundo as Diretrizes Curriculares.

“Os desafios do projeto de formação profissional do Serviço Social no contexto da pós-graduação: a construção da unidade entre graduação e pós-graduação” foi o tema da mesa de debates que contou com a participação de Rosane Mirales (Unioste) e Jane Prates (PUC-RS).

Outro tema debatido foi “Fórum de Estágio: a orientação nacional e experiências locais e os desafios e perspectivas do estágio supervisionado em Serviço Social nos projetos de extensão universitária” com a professora da UFRGS Alzira Baptista Lewgoy e representantes das Comissões de Formação dos CRESS da região Sul.

Por fim, foram discutidas as “Residências Multiprofissionais em Saúde”, com Tania Regina Krüger (UFSC), Esalba Silveira (PUC-RS), Thaisa Closs (PUC-RS), além da participação da conselheira do CRESS-PR, Ilda Lopes Witiuk (PUC-PR).

oficina_abpess_rs2

* Com informações e fotos de Katia Marko, da AsCom do CRESS-RS