O CRESS/PR apoia a Greve dos/as Servidores/as do INSS

greveinss

O CRESS/PR, como defensor da classe trabalhadora e de seus direitos, dá total apoio ao movimento dos/as Servidores/as do INSS, em greve desde o início de julho. Péssimas condições de trabalho, descaso do poder público, excesso de trabalho resultando em longas jornadas de trabalho, falta de concurso público e de reajuste salarial são alguns dos problemas enfrentados pelos trabalhadores/as, que vivenciam diariamente a precarização ocasionada pela restrição e retirada de direitos por parte do Estado.

A greve dos/as servidores/as do INSS acontece em ao menos 22 estados e no Distrito Federal. No Paraná, são aproximadamente 2.000 servidores/as, que realizam, conforme estimativa do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná (Sindprev), de 3.000 a 3.500 atendimentos por dia.

Confira as reivindicações destes/as trabalhadores/as em carta do Comando de Greve do INSS- Curitiba:

“Por que os servidores do INSS estão em greve?

Prestamos um serviço essencial à sociedade, pois concedemos e mantemos benefícios que representam muitas vezes a única renda de uma família. Para isso, precisamos ter um conhecimento que se assemelha muitas vezes ao de juízes de Direito, no entanto, não temos respeito nem reconhecimento por parte do governo, uma vez que ano após ano enfrentamos perdas salariais, aumento de demanda, diminuição de servidores, assédio moral, sem falar que perdemos quase 50% de nosso salário quando nos aposentamos.

Trabalhamos o tempo todo sob pressão! A quantidade de pessoas que dependem de nossos serviços aumenta dia após dia e o governo, além de não contratar novos servidores, nos oferece péssimos sistemas de informática, não se preocupa com nosso local de trabalho, materiais e muito menos com a qualidade do nosso atendimento ao cidadão. Assim, somos cobrados pela velocidade nos atendimentos, não nos sobrando tempo para dar a atenção e o respeito que a população merece.

Dessa forma, nossa greve é por melhores condições de trabalho no INSS, pela dignidade do servidor, que reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Lutamos para que possamos trabalhar com tranquilidade, oferendo à população um serviço justo e eficiente.

ALGUMAS DAS NOSSAS REINVINDICAÇÕES:

1 – Concurso público: o governo autorizou recentemente concurso para 800 vagas de técnico do seguro social, porém, temos 1605 agências no Brasil atualmente, ou seja, quase metade delas não vai receber nenhum servidor, sendo que a maioria das agências precisa de mais de um, sem contar que até 2016 47% dos servidores da casa terão direito a aposentar-se, segundo dados do TCU, abrindo necessidade de algo em torno de 15.000 novos contratados.

2 – Reajuste salarial: no serviço público infelizmente não existe a chamada Data Base, e por isso já acumulamos uma perda de quase 30% do nosso poder de compra nos últimos anos. Assim, nosso pedido não é por aumento, é apenas por reajuste do que perdemos com a inflação.

3 – Incorporação das gratificações: você sabia que nosso salário base inicial é menor que o salário mínimo? Você acha justo alguém perder 50% do seu salário quando aposentar, independentemente de ter trabalhado 30, 40 ou 50 anos? Isso acontece conosco. Além de não termos vantagens como Fundo de Garantia, Seguro Desemprego, PLR e abono, não somos amparados pela CLT e corremos o risco diário de perder quase todo nosso salário!! Já existe inclusive um estudo do próprio INSS sobre esse item, sendo necessária somente a implantação do resultado da Nota Técnica 03/2014/DDC/CGGP/DGP/INSS.

4 – Jornada de trabalho fixa: trabalhar todos os dias sem a certeza de que no dia seguinte iremos cumprir o mesmo turno é um tormento em nossas vidas. A pressão nos adoece e não nos permite sequer planejar nosso dia a dia por medo do que possa acontecer no dia seguinte.

5 – Fim do assédio moral: o governo determinou prazos de atendimento inatingíveis e nos pressiona mais e mais a cada dia para atendermos mais rápido. Atualmente temos uma demanda estimada de
18.000 agendamentos aguardando atendimento só na Gerência Executiva de Curitiba, o que representa um tempo de espera de aproximadamente 90 dias, sendo que muitas pessoas dependem da concessão dos benefícios como sua única forma de sustento. A antiga e conhecida “fila do INSS”, quando segurados passavam as madrugadas acampados em frente à previdência para garantir atendimento, foi apenas transferida para o plano virtual, mas continua existindo e está maior do que nunca.
Assim, trabalhamos sob constante pressão para dar conta de uma demanda que só aumenta, sempre correndo o risco de errar por culpa da pressa, prejudicando a população que precisa de um serviço de qualidade.

6 – Plano de cargos e carreiras: não há qualquer incentivo dentro do INSS para que o servidor continue a estudar e para que se interesse a ficar no cargo. Com isso, dia após dia perdemos excelentes trabalhadores para outros órgãos dos setores público e privado, e os que ficam não conseguem se aprimorar. No dia 15/07/2015 foi apresentado um projeto de lei no congresso, PL 2398/2015, que seria muito importante, mas que já nasce com vício de iniciativa, visto tratar de matéria de competência exclusiva do Poder Executivo.

7 – Contra a terceirização: terceirizar é sucatear! Você sabia que 4 em cada 5 mortes por acidente de trabalho no país acontece com trabalhadores terceirizados? Além disso, eles ganham 25% menos, não tem qualquer estabilidade e as empresas que os contratam vivem dando calote no pagamento de suas férias, FGTS e INSS.

8 – Paridade entre Ativos e Aposentados: nada mais justo do que ter o reconhecimento pelo trabalho realizado por tantos anos e poder desfrutar da aposentadoria com o mesmo poder de compra do tempo na ativa, não é?

COMANDO DE GREVE DO INSS DE CURITIBA – PR”