Nota de pesar: Maria Lucia Santos Pereira

maria-2

O CRESS PR manifesta seu pesar pelo falecimento, na data de ontem (25/04) de Maria Lucia Santos Pereira, reconhecida líder do Movimento Nacional de População em Situação de Rua (MNPR). Maria Lucia residia em Salvador, Bahia, e tinha 51 anos. Alcançou projeção nacional com um trabalho incansável em defesa das políticas públicas para as pessoas negras, usuárias de substâncias psicoativas, mulheres periféricas e em situação de rua.

Foi uma referência na defesa e na luta pela garantia dos direitos humanos da população em situação de rua e foi homenageada com Prêmio de Direitos Humanos em 2013. Em 2016 representou o MNPR no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), para comentar as recomendações da Relatoria Especial de Moradia Adequada.

Sua garra e sensibilidade foram inspiradoras para seus pares, assim como para os demais trabalhadoras/es e militantes pelos direitos humanos da população em situação de rua.

O trabalho de Maria Lucia e do MNPR é referência para nossa categoria de assistentes sociais, na luta contra as desigualdades, por políticas efetivas de moradia e pelos Direitos Humanos.

Expressamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e companheiras/os de luta do MNPR.