Lançamento de livro e análise do Plano Diretor de Curitiba

O CRESS-PR, entendendo a necessidade de participação popular nas questões relacionadas à definição da cidade que queremos, ou seja, a cidade democrática e inclusiva, convida toda a categoria para debater e acompanhar o lançamento do livro “O Mito do planejamento urbano democrático“.

Resultado de uma construção coletiva, a obra traz a experiência da Frente Mobiliza Curitiba (http://www.mobilizacuritiba.org.br/) no debate do planejamento da “cidade-modelo” durante o processo de revisão do Plano Diretor da cidade. O CRESS-PR integra a Frente Mobiliza desde a sua criação no fim de 2013, juntamente  com outras 24 organizações, sindicatos e movimentos sociais comprometidos com um projeto de cidade que promova justiça social e igualdade de acesso a bens e serviços.

Os limites, os desafios e as possibilidades dos espaços de participação promovidos pela prefeitura, assim como a disputa pela garantia de direitos de acesso à terra e mobilidade urbana são trazidas na obra. Apesar de ser considerado um processo de ampla participação popular pelos órgãos municipais, os artigos desvelam a postura pouco democrática e tecnicista do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), que ao cabo não incluiu muitas das propostas apresentadas pela Frente e pela sociedade civil no projeto de lei.

Os livros serão distribuídos gratuitamente. As vagas para o evento são limitadas. Para se inscrever entre em contato pelo e-mail [email protected].
Programação:
Lançamento de livro e análise do Plano Diretor de Curitiba
Data:
 26 de novembro de 2015
Horário: 18h30
Local: Farnel Gastronomia Paranaense – Rua Doutor Claudino dos Santos, 90 – São Francisco – Curitiba

convite-1024x680

 

Ficha Técnica da obra:
Livro: O mito do planejamento urbano democrático: reflexões a partir de Curitiba
Organizadora:
Luana Xavier Pinto Coelho
Colaboradores: Alexandre Pedrozo, Andréa Luiza Curralinho Braga, Bruno Cesar Dechamps Meirinho, Clarice Metzner, Franciele Petry Schramm, Kazuo Nakano, Laura Esmanhoto Bertol, Líbina da Silva Rocha, Lorreine Santos Vaccari, Lucas Eduardo Allegreti Prates, Maria Eugenia Trombini, Mariana Marques Auler, Paula Freire Santoro, Rosa Moura, Thiago Hoshino.
Ano de Publicação: 2015
Editora: Terra de Diretos
Páginas: 184