Ponta Grossa: Oficina do Fórum Estadual em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social

No próximo dia 6 de março de 2020 acontece em Ponta Grossa (PR) a Oficina do Fórum Estadual em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social. O evento pretende implantar estratégias de materialização e fortalecimento do Fórum Estadual associadas a uma direção social, ética e crítica. A oficina será realizada no campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Com a realização da oficina, pretende-se sensibilizar unidades de ensino do Paraná para construção e planejamento do Fórum Estadual em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade.

A oficina ainda pretende elaborar o Plano do Fórum Estadual, além de viabilizar ações necessárias para a construção de atividades e iniciar a campanha “Graduação em Serviço Social: Só se for legal, crítica e ética”. O Fórum se coloca como espaço de articulação, defesa e desenvolvimento da campanha entre as entidades organizativas.

As inscrições para a oficina estão estão abertas. Inscreva-se aqui. A oficina é destinada a professoras/es, profissionais de supervisão acadêmica e supervisoras/es de campo, além de estudantes de Serviço Social, integrantes de organizações sindicais e movimentos sociais. Participantes receberão certificado de 8 horas de participação.

Sobre o Fórum

O Fórum Estadual em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade foi lançado no 7° Congresso Paranaense de Assistentes Sociais (7° CPAS), realizado em setembro de 2019, como deliberação do 48° Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS. O Fórum é uma ação do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), do CRESS-PR, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso).

Com o recrudescimento das expressões da questão social, pelo desmonte das garantias constitucionais, violação de direitos e criminalização de lutas coletivas em diferentes espaços, além da precarização e mercantilização de direitos sociais, entre eles a educação pública, o Fórum se mostra como um instrumento de defesa e materialização da normatização e dos princípios inscritos na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n° 8.622/1993) e no Código de Ética Profissional do/a Assistente Social (Resolução CFESS 273/1993) e nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996).

Programação da oficina

9h30 – Abertura
10h – Construção do Fórum Nacional e Estadual em defesa da Formação e do Trabalho Profissional com Qualidade como instrumento de resistência à conjuntura atual
ABEPSS – Região Sul I
CRESS/PR
ENESSO
UEPG
11h30 – Debate
12h30 – Almoço
14h – Construção do Planejamento do Fórum Estadual em defesa da Formação e do Trabalho Profissional com Qualidade.
Com divisão em grupos de trabalho e tendo como referência o Planejamento construído pelo Fórum Regional Sul em defesa da Formação e do Trabalho Profissional com Qualidade, os grupos discutirão as propostas e farão indicação de prioridades indicando responsabilidades.
16h – Apresentação das propostas em plenário com eleição das prioridades, prazo e responsáveis.
17h – Indicação de Professores/as, estudantes, e profissionais para composição do Fórum Estadual em Defesa da Formação e do Trabalho Profissional com Qualidade.

Serviço

Oficina do Fórum Estadual em Defesa da Formação e do Trabalho com Qualidade em Serviço Social
Quando: 6 de março de 2020
Horário: das 9h30 às 17h
Local: Universidade Estadual de Ponta Grossa – Campus Central – Praça Santos Andrade, 01 – Centro, Ponta Grossa – PR
Certificação: 8 horas