Evento “Marx 200 anos” em Paranavaí

O CRESS-PR divulga a seguir evento de realização de evento promovido por Colegiados de Pedagogia, Serviço Social e História da Unespar, Campus Paranavaí, e do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital – GEPTESC, da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Campus Paranavaí:

d509c2cc-dbee-431f-b4a7-0f342244a639

O evento “Marx 200 anos” é uma realização coletiva dos Colegiados de Pedagogia, Serviço Social e História da Unespar, Campus Paranavaí, e do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação na Sociabilidade do Capital – GEPTESC, da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Campus Paranavaí. O mesmo realiza-se em parceria com a Universidade Estadual de Maringá – UEM, instituição responsável pela coordenação estadual do evento, e conta também com a colaboração de outras instituições universitárias públicas parceiras e com o apoio do NUCRESS – CRESS 11ª Região e do DCE – Unespar, Campus Paranavaí.
No ano de 2018 comemoram-se 200 anos do nascimento de Karl Marx, um importante momento de evidenciar a sua contribuição teórica e o seu legado de luta, bem como de propiciar reflexões sobre a presente conjuntura. Vale lembrar que a sua ampla produção fornece recursos analíticos indispensáveis para a compreensão dos fundamentos da relaçãosocial do capital e suas influências no âmbito do trabalho, da educação e das políticas sociais em geral. A atual conjuntura social e econômica indica a necessidade de um enfrentamento consistente por parte do trabalho, diante das investidas e avanços do capital. Vivencia-se uma conjuntura de perda de direitos trabalhistas e sociais e de contrarreformas nos diversos âmbitos da formação e da reprodução da vida humana, em escala mundial, cujos efeitos concretos tem sido o acirramento da concentração de renda, o empobrecimento da população, a precarização do trabalho e a degradação da vida humana.
Analisar e apreender as complexas contradições que envolvem a totalidade da atual forma de viver em sociedade torna-se uma exigência para o combate da mercantilização e degradação da vida social. A proposta do evento, portanto, é assegurar um importante momento de reflexões, debates e atividades culturais, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade externa.
PÚBLICO-ALVO
Estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação, profissionais que atuam em políticas sociais, profissionais da educação, integrantes de movimentos sociais e comunidade em geral.
METODOLOGIA

As atividades propostas para o evento compreendem apresentações culturais, análise fílmica, palestras, debates e diálogos coletivos.
Os inscritos participarão das distintas atividades propostas e terão um espaço de estudos, reflexões e debates acerca de vários aspectos da totalidade social e econômica atual. A frequência às atividades culturais é livre e nas atividades científicas a mesma será computada por intermédio de assinatura de lista de presença, para fins de certificação. A carga horária total do evento é de 24 (vinte e quatro) horas.

21 de abril de 2018
Horário: 14:00 às 20:00 horas.
Atividade Cultural: apresentações de músicas, poesias e teatro.
Local: Parque Alfredo Werner Nyffeler (Buracão). R. Quito, 2-56 – Vila Morangueira, Maringá – PR.
23 de abril de 2018
Horário: 8:00 às 13:00 horas
Credenciamento oficial.
Local: Unespar – Campus de Paranavaí. Av. Gabriel Esperidião, s/n, Paranavaí – PR.
Horário: 13:00 às 18:00 horas
Análise Fílmica: “O jovem Marx”. Debate coletivo após exibição.
Local: Centro de Eventos – Unespar – Campus de Paranavaí. Av. Gabriel Esperidião, s/n,
Horário: 19:00 às 23:00 horas
Conferência com o Prof. Dr. Ivo Tonet. Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

24 de abril de 2018
Horário: 08:00 às 12:00 horas
Palestra com o Prof. Dr. Ivo Tonet. Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

INSCRICÕES: (CLIQUE AQUI) E PREENCHA O FORMULÁRIO

CONTATO: [email protected]