Encontros em Defesa da Previdência Social foram realizados em Curitiba

“Os serviços previdenciários vêm sendo atacados e internamente já estamos vivenciando o desmonte. Por isso temos feito uma organização nacional para resistir”

Esta fala da conselheira do CRESS-PR, Viviane Peres, aponta para o objetivo dos encontros realizados em Curitiba nos dias 13 e 14 de abril. No dia 13 foi realizado o ato de lançamento da Frente Paranaense em Defesa da Previdência Social:

IMG_0619

“Precisamos fortalecer a luta em defesa da Previdência Social pública e de qualidade, dos direitos sociais e da gestão transparente da Seguridade Social e construir estratégias de luta e resistência”, comentou Viviane. Para ela, como a população em geral não tem conhecimento do desmonte em andamento no INSS, a frente é uma estratégia fundamental para envolver a sociedade nesta luta.

O ato de lançamento da frente contou com a participação de diversas representatividades da classe trabalhadora. Compuseram a mesa de lançamento da Frente:

IMG_0616

Joziane Cirilo, presidenta do CRESS-PR; Pedro Carrano, da Frente Brasil Popular; Mandi Coelho, da Central Sindical e Popular (Conlutas); Márcio Kieler, da CUTPR; Irene Rodrigues, da Confederação dos Trabalhadores Municipais e do Sismuc; Viviane Peres, do CRESS-PR e da Fenasp; Camilo de Jesus, da Comissão Nacional de Assistência Social da Fenasp; Marici Seles, do Mandato do deputado Prof. Lemos; Leôncio Santiago, da Cáritas Brasil; Vereadora Prof. Josete; e Darci Frigo, do Conselho Nacional de Direitos Humanos.

A frente foi lançada e segue articulada, com a proposta de realizar novos encontros para definir ações voltadas para dar visibilidade pública aos processos de desmonte que vêm ocorrendo na previdência.

No dia 14 de abril foi realizado o III Encontro Estadual das/os Trabalhadoras/es do Serviço Social e da Reabilitação Profissional do INSS do Paraná. O encontro teve a proposta de fortalecer a luta em defesa da Previdência Social pública e de qualidade, dos direitos sociais e da gestão transparente da Seguridade Social, construindo estratégias de luta e resistência frente ao desmonte dos serviços previdenciários: Serviço Social e Reabilitação Profissional do INSS.
IMG_0663

“Os serviços previdenciários vêm sendo atacados. A gente vem vivenciando já o desmonte internamente, por vários meios. Há barreiras para assistentes sociais realizarem atividades externas, por exemplo. Também temos vivenciado mudanças na forma de atendimento com a modalidade digital que a população tem a dificuldade de acessar. Benefícios têm sido revisados, violando direitos”, contextualizou Viviane. O encontro foi o momento de em conjunto, buscar compreender a atual conjuntura política e econômica de ameaça à democracia, retrocesso e desmonte do sistema de proteção social instituído pela Constituição Federal de 1988 e a violação de direitos.
IMG_0668

As falas durante o encontro serviram para debater os impactos para o trabalho nas políticas sociais, a precarização dos serviços prestados à população e os desafios para a garantia de direitos, além de discutir sobre os desafios para o Serviço Social e Reabilitação Profissional no INSS diante da atual conjuntura, que reconfigura os processos de trabalho e institui a gestão de controle e produtividade

MESA 01 – CRISE DO CAPITAL, CONJUNTURA BRASILEIRA E OS IMPACTOS PARA O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.
Elza Campos – CRESS/PR; Roberto Baggio – Coordenador da Frente Brasil Popular e do MST; Coordenação: Joziane Ferreira Cirilo
IMG_0666

MESA 02 – O CENÁRIO ATUAL DE DESMONTE DE DIREITOS E OS REFLEXOS DO SERVIÇO SOCIAL DO INSS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Camilo de Jesus – Membro da Comissão Nacional de Assistentes Sociais – FENASPS – CONASF; Coordenação: Viviane Aparecida Pereira Peres
WhatsApp Image 2018-04-16 at 12.05.35

MESA 03 – DESAFIOS NO CONTEXTO DE MINIMIZAÇÃO DE DIREITOS/ALTERAÇÕES NOS PROCESSOS DE TRABALHO NO INSS
Leonardo Zambelli Loyola Braga – Reabilitação Profissional de Minas Geraiis; Coordenação: Flávia Xavier de Carvalho
WhatsApp Image 2018-04-16 at 12.05.39

MESA 04 – EU ESCOLHO A RESISTÊNCIA: SOMOS CLASSE TRABALHADORA.
Rosane Aparecida dos Anjos e Ana Cristina Moreira – Assistentes Sociais da Gerência de Ponta Grossa /PR; Coordenação: Lucilene da Silva
WhatsApp Image 2018-04-16 at 12.05.40

Fotos do Lançamento da Frente: