Realizado o Encontro Descentralizado da Região Sul

Foi realizado de 30 de julho a 1 de agosto o Encontro Descentralizado da Região Sul. Este é um encontro preparatório em que representantes dos CRESS dos diferentes estados se reúnem para deliberar propostas que serão apresentadas no Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS. Neste ano o Encontro Nacional acontece de 18 a 21 de setembro, em Brasília (DF).

O Encontro Descentralizado da Região Sul teve início no dia 30 de julho, no período da noite com a palestra: “O exercício Profissional e as Lutas Sociais na Contemporaneidade”, realizada pela Dra. Maria Teresa dos Santos, professora da UFSC e membro da Direção da ABEPSS.A palestrante descreveu um retrato de como a história dos movimentos sociais no Brasil entrelaçam com a trajetória do Serviço Social, para fazer após esta exposição um panorama de como atualmente as demandas para o Serviço Social aumentam cada vez mais

Na manhã de quinta-feira, dia 31 de julho, o Encontro Descentralizado continuou com a leitura e aprovação do Regimento Interno e Discussão da Metodologia de Trabalho dos Encontros Regionais e Nacional. A palestra “50 Anos do Golpe que instituiu a ditadura militar brasileira: Resistência e Lutas do Serviço Social”, com a professora Drª Dalila Pedrini, foi uma verdadeira aula de história e um grande estímulo para a luta pela garantia da democracia conquistada. Além disso, Dalila apresentou uma importante análise sobre o momento perigoso que vivemos de criminalização dos movimentos sociais.

O Encontro Descentralizado prosseguiu até sexta-feira à tarde com a programação, contando com os debates para deliberações nos Eixos de: Fiscalização Profissional, Formação Profissional, Administrativo-Financeiro, Seguridade Social, Comunicação, Ética e Direitos Humanos e Relações Internacionais.

Com informações de CRESS-RS e Fotos de CRESS-SC

 

Confira algumas fotos: