Dia do/a Assistente Social 2016 comemora os 80 anos de profissão

O Serviço Social está completando 80 anos de uma profissão inscrita na história do Brasil que vem se transformando ao longo dos anos para contribuir não só no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade justa e igualitária.

A primeira Escola de Serviço Social foi fundada em 1936 em São Paulo. Hoje, em todo o Brasil existem mais de 166 mil profissionais com registro ativo nos Conselhos Regionais de Serviço Social, destes, mais de 7 mil estão inscritos no Paraná.

“Uma profissão que foi capaz de se reinventar e se reconceituar, buscando romper com o conservadorismo do seu surgimento e com o tecnicismo do seu desenvolvimento. Uma profissão que reconstruiu seus referenciais teóricos e metodológicos, analisando a sociedade capitalista, a desigualdade e a violação de direitos dela decorrentes” (CFESS).

O marco do 80 anos é o tema que neste ano o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Serviço Social vão trabalhar nas comemorações ao Dia do/a Assistente Social – 15 de maio.

O CRESS-PR, juntamente com a Seccional Londrina, Núcleos Regionais de Serviço Social – NUCRESS e Câmaras Temáticas, realizarão nas diversas regiões do Estado debates, seminários, rodas de conversa, apresentações culturais e outras atividades buscando reunir Assistentes Sociais neste momento histórico para a categoria, ressaltando que estas são apenas algumas das ações, outras ainda serão realizadas e informadas posteriormente, considerando que trata-se de uma ação continua de reflexão sobre a trajetória do Serviço Social nestes 80 anos.

CURITIBA

Será realizado no dia 03/06. A programação e o local da atividade do CRESS-PR na capital serão divulgados nos próximos dias.

LONDRINA

Na Seccional de Londrina a programação inclui eventos de 16 a 19 de maio e pode ser acessada aqui.

Núcleos Regionais (NUCRESS): Haverá palestras e debates. Abaixo seguem as datas confirmadas pelos NUCRESS. A categoria já pode entrar em contato pelos e-mails abaixo, solicitando inscrição e detalhes da programação.

Litoral 10 de maio, 20h UFPR Litoral Conselheira Wanderli Machado

Nucress Campo Mourão 13 de maio, 08h Local: COMCAM (Rua Brasil, 879) e Praça Central Informações: [email protected] Nucress Cascavel 15 de maio, 18h Local: Martignoni Beer Cascavel Informações:

Nucress Cornélio Procópio 16 de maio,  a partir das 08h30 Palestrante: Conselheiro Uilson José Gonçalves AraújoInscrições e informações pelo e-mail: [email protected]

Nucress União da Vitória 17 de maio, 19h Local: Auditório da Cultura, Praça Visconde de Nacar, s/nº Conselheiro Junior Confirmação de reservas até 13 de maio no e-mail [email protected] Mais informações: [email protected]

Nucress Umuarama 18 de maio, 14h Local: INSS/Umuarama Conselheira Vice-presidente do CFESS Esther Luiza de Souza Lemos Informações: [email protected]

Nucress Ivaiporã 24 de maio, a partir das 09h Local: Salão de Eventos da ACISI Palestrante: Conselheira Clarice Metzner Informações: [email protected]

——– Mais eventos:

17 de maio, 15h30 Oficina: Estágio Supervisionado: Limites e possibilidades para a formação profissional Local:  Auditório do CRESS-PR, em Curitiba. Faça sua inscrição aqui.

18 de maio –Auditório – Campus: GARCEZ (Praça Osório, Centro – Curitiba) das 19h00 às 22h00 no Auditório Garcez 7º Andar. Palestra: O Serviço Social: formação profissional e a pesquisa em Serviço Social. Palestrantes: Dra Lucia Cortes da Costa, doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), UEPG, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D – CA PS – Psicologia e Serviço Social em comemoração ao “Dia do Assistente Social” (15 de maio dia do Assistente Social) e os 80 anos do Serviço Social brasileiro. Inscrição em http://uninter.com/inscricao 19 de maio – Curitiba

“80 anos do Serviço Social no Brasil: Avanços e Desafios” Participação da vice-presidenta do Conselho Federal de Serviço Social, professora Doutora Esther Luisa de Sousa Lemos Realização: Curso de Serviço Social do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UNIBRASIL Horário: 19:15 às 22h Local: Auditório Glaci Zancan, Bloco 4 Inscrições: www.even3.com.br/Eventosdeextensao

25 de maio – Auditório – Campus GARCEZ (Praça Osório, Centro – Curitiba) das 19h00 às 22h00 no Auditório Garcez 7º Andar.

Mesa: “Métodos consensuais de solução de conflitos: um olhar interdisciplinar” com a presença do Desembargador Dr. Roberto Portugal Bacellar, Assistente Social Me Adriana Accioly Gomes de Massa – Professora Curso de Bacharelado em Serviço Social – Uninter e no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e o Professor Me Jailson de Souza Araújo, Mestre em Direito pela PUC/PR Coordenador do Curso de Bacharelado em Direto da UNINTER. Inscrição em http://uninter.com/inscricao.

3 de junho – Curitiba Seminário “Democracia e Direitos Humanos: a crise política na atualidade” Horário: 8:00 às 13:00 Local: Câmpus Curitiba da PUCPR – Auditório Gregor Mendel – Bloco Verde Rua Imaculada Conceição,1155, Prado Velho Curitiba-PR Mais informações aqui.