Debate propositivo marcou encontro entre chapas

33159669602_f777eb30e8_k

Representantes das chapas que concorrem ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Conselho Regional de Serviço Social – 11ª Região – CRESS-PR participaram na noite desta segunda-feira, dia 6, do debate promovido pela Comissão Regional Eleitoral.

33274355836_a3e2e78580_kWanderli Machado, presidenta do CRESS-PR, destacou a importância do momento para as chapas concorrentes apresentarem suas propostas, explicitarem diferenças e conquistarem votos. “Nessa busca de ganhar a eleição a trajetória que queremos que fique é a da ética e do respeito; a trajetória de uma campanha que traz propostas”, enfatizou. Para a conselheira, independente da chapa que vencer as eleições é importante que todas e todos sigam atuando conjuntamente: “Passada a eleição a gente deve superar as diferenças, porque o inimigo está lá fora. Não podemos aceitar retrocessos de direitos”.

A integrante da Comissão Regional Eleitoral, Sueli Coutinho, foi a mediadora do evento e iniciou apresentando as regras e passou a palavra para que cada representante apresentasse as chapas.

33187134051_859c0db1d0_kA primeira chapa a se apresentar foi “É de batalhas que se vive a vida”, chapa única que concorre ao Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, representada por Daniela Möller, licenciada da atual gestão do CRESS-PR, e Josiane Soares, de Aracaju (SE), licenciada da atual gestão do CFESS. Josiane falou sobre os desafios que estão colocados para a categoria. “A conjuntura nos chama com muita intensidade para refazer lutas que nós não achávamos que seria necessário fazer, porque já havíamos conquistado. Certas conquistas que julgávamos consolidadas ou em processo de consolidação parece que estão indo por água abaixo, mas nós estamos resistindo”, afirmou Josiane, que também falou sobre as atribuições do Conselho.

Daniela destacou que a chapa é composta por assistentes de diversas áreas sócio-ocupacionais, que atuam no campo das lutas sociais: sete assistentes sociais já têm experiência na gestão do CFESS e sete já atuaram em Conselhos Regionais, o que para Daniela reforça o compromisso de interação com CFESS, CRESS e a base.

33315045715_7dec1afcb4_kEm seguida a Chapa 1 – “Na Contracorrente: Resistência, Lutas e Sonhos”, escolhida por ordem de sorteio, fez sua apresentação, representada pelas assistentes sociais Fernanda Camargo e Silvana Tumeleiro. Fernanda destacou que a chapa é formada por assistentes sociais que traduzem a diversidade na área de atuação, de militância nos movimentos sociais e na defesa da profissão, militando não só nos espaços da categoria mas também nos diversos espaços da sociedade.

Fernanda também afirmou que a concepção de defesa do projeto ético-político está relacionada especialmente à autonomia política. “Não temos que fazer defesa a partir de um entrelaçamento a partir de determinado governo. Defendemos as políticas públicas, no entanto não mimetizamos com elas. Queremos autonomia para defender os movimentos sociais, autonomia para estar na rua e apontar aquilo que tem que ser apontado”.

Silvana enfatizou que mesmo tendo a função precípua de orientação e fiscalização, o CRESS-PR nunca se limitou a um processo de relação com a base estritamente neste ponto, mas esteve colocado nas lutas mais amplas da sociedade. Este segue sendo um dos desafios.

32471943364_41600c48cc_kPela Chapa 2 – “Tempo de Resistir: Nenhum Direito a Menos”, Viviane Lara destacou o compromisso do coletivo com os movimentos sociais e com as lutas específicas. “Compreendemos as lutas pelos direitos da população LGBT, crianças, mulheres, mulheres negras, jovens. Mas compreendemos que além disso, diante deste cenário mundial de reordenamento da direita, precisamos unificar as lutas”, destacou. Viviane enfatizou que o processo de reflexão e de trazer a categoria para o debate não é fácil, mas é um desafio que precisa ser encarado: “Nosso grande desafio é chegar nos assistentes sociais que estão isolados no Paraná e construir um CRESS muito maior do que é hoje”.

Joziane Cirilo falou sobre a composição da chapa, “formada por profissionais das diversas regiões do Paraná, dos diversos campos socioeconômicos, comprometidas e comprometidos com o projeto ético-político, construída desde o início num processo coletivo”. Dentre as propostas apresentadas por ela estão a discussão com a categoria da concepção de direitos humanos e a gestão democrática e participativa, com plenárias descentralizadas.

O debate seguiu com as chapas respondendo às questões elaboradas pelo público presente ao evento e perguntas feitas pelos comentários no Facebook. Dentre os temas abordados estiveram a anuidade, questões no campo da ética e dos direitos humanos e lutas emancipatórias, gestão dos recursos financeiros, defesa da Formação e do exercício profissional, custo de participação em eventos promovidos pelo conjunto CFESS-CRESS e estrutura administrativa do CRESS-PR.

Transmissão ao Vivo

O primeiro debate promovido pelo CRESS-PR com transmissão ao vivo pelo Facebook teve mais de 2.350 pessoas alcançadas e 127 comentários.

O debate também foi gravado. CONFIRA O VIDEO AQUI

Votação no Paraná será nos dias 16 e 17 de março!

Atenção Assistente Social, compareça para registrar seu voto!

• Se você é domiciliado/a em Curitiba: Compareça à sede do CRESS/PR no dia 16 de março das 08h às 18h ou no dia 17 de março das 08h às 21h, para realizar seu voto. Rua Monsenhor Celso, 154, 13º andar – Centro. É necessário apresentar documento de identidade para acesso ao prédio. Será disponibilizada declaração de presença para aqueles que necessitarem justificar em seus locais de trabalho.

• Se você é domiciliado/a em Londrina: Compareça à sede do CRESS/PR no dia 16 de março das 08h às 18h ou no dia 17 de março das 08h às 21h, para realizar seu voto. R. Maranhão, 314, 7º andar – Centro.

• Se você é domiciliado/a em qualquer outra cidade do Paraná, inclusive regiões metropolitanas, seu voto é por correspondência.

Voto por Correspondência: 

As cédulas para os eleitores que votam por correspondência foram postadas no dia 17 de Fevereiro de 2017. Dentro dos envelopes consta a cédula e um envelope “carta-resposta”, o qual não precisa selar.

Serão computadas as cédulas que forem devolvidas até o dia 17/03 e chegarem antes do início da apuração dos votos que ocorrerá em até 48 horas após o término das eleições, em breve a Comissão Regional Eleitoral – CRE, informará a data e horário da apuração. Não deixe para a última hora, pois pode haver atraso no recebimento!

CUIDADO!!! AS CÉDULAS NÃO PODERÃO SER RASURADAS.

Ao votar, faça com atenção para não invalidar o seu voto.

Serão considerados votos nulos aqueles que:

– as cédulas não corresponderem ao modelo oficial;

– não estiverem devidamente rubricadas;

– contiverem expressões, frases ou sinais estranhos ao processo eleitoral, que comprometam a intenção de voto do/a eleitor/a;

– Contiverem votos em mais de uma chapa para o mesmo órgão;

– Contiverem quaisquer indícios de irregularidades;

Profissionais que votam por correspondência, mas que estarão nos dias 16 ou 17 em Curitiba ou Londrina, poderão votar presencialmente desde que tragam a cédula recebida em casa. A Comissão Regional Eleitoral – CRE, NÃO AUTORIZARÁ O VOTO PRESENCIAL PARA AQUELES QUE VOTAM POR CORRESPONDÊNCIA E QUE NÃO TROUXEREM SUA CÉDULA. Para mais informações sobre voto por correspondência confira a nota da comissão eleitoral aqui.