Curitiba teve nova Marcha das Vadias

A manhã do último sábado (dia 5) começou como um dia de luta pelo fim da violência contra a mulher e pela igualdade do gênero em Curitiba. A Marcha das Vadias teve início na Praça 19 Dezembro onde seguiu em caminhada até a Boca Maldita, no Centro de Curitiba.

O evento, que contou com a presença de centenas de pessoas e foi marcado pelas redes sociais, tem a intenção de reforçar a luta pelo fim de todo tipo de violência contra a mulher. Entre as mensagens principais esteve o fim da culpabilização da mulher em casos de agressão sexual. A Marcha é acima de tudo uma ação de luta por uma sociedade mais justa, igualitária e cheia de diversidade.

A história da Marcha começou devido a uma onda de estupros ocorridos na Universidade de Toronto, quando um policial foi convocado a orientar às mulheres sobre segurança. Na ocasião o homem teria dito que as mulheres poderiam evitar o estupro “se não se vestissem como vadias”. A afirmação do policial gerou indignação e diversos protestos que resultaram na primeira Marcha das Vadias. O movimento se espalhou pelo mundo e questiona a cultura de responsabilizar as mulheres em casos de agressão sexual.

Assim como em outros anos, o CRESS/PR, por meio da Comissão da Câmara Temática de Direitos Humanos, marcou presença no evento, contando com cerca de 10 representantes. Para a assistente social Adriana Matias, integrante da Câmara de Direitos Humanos, é muito importante o CRESS/PR estar presente nestes espaços e nessa causa. “É uma das principais bandeiras que levantamos; a bandeira da diversidade, do respeito com as mulheres, da não-violência. Estamos aqui reforçando que as mulheres usem o traje que quiserem sem medo de receber violência de qualquer tipo. A marcha chama atenção pela sua irreverência mas têm o objetivo de mostrar à sociedade que não toleramos mais qualquer violência contra as mulheres” afirma Adriana.

Confira algumas fotos do evento.

Fotos de Larissa Schip

Com informações de Parana-online e Facebook.com/Marcha-das-Vadias-Curitiba