I Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social

I congresso ss e ps

Foto: Agência de Notícias UEL

O CRESS/PR participou do I Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social: Desafios Contemporâneos, evento simultâneo ao II Seminário Nacional de Território e Gestão de Políticas Sociais e ao I Congresso de Direito à CIdade e Justiça Ambiental, ocorrido entre os dias 9 e 12 de junho na Universidade Estadual de Londrina.

A Seccional Londrina esteve presente durante toda a programação do evento, inclusive na mesa de abertura, que contou com um auditório lotado com mais de 800 participantes de todo o país. Membros da Câmara Temática de Direito à Cidade do CRESS/PR e representantes da Seccional de Londrina participaram do Congresso com a perspectiva de convocação da categoria a aprofundar a participação e protagonismo nas ações e bandeiras defendidas pelo Conjunto CFESS/CRESS.

No último dia do evento, o Coordenador da Seccional Londrina, Marcelo Nascimento de Oliveira, compôs a mesa de debate “O Assistente Social como trabalhador nas/das políticas sociais”, coordenada pela professora Mabel Mascarenhas Torres, da Universidade Estadual de Londrina. Contando ainda com a presença da Professora Elisa Maria de Andrade Brisola (UNITAU e Seccional CRESS de São José dos Campos-SP) e do Professor Dr. Reinaldo Nobre Pontes (UFPA-PA), a mesa trouxe reflexões, propiciadas pelos professores convidados, sobre a fundamental importância dos/as assistentes sociais na defesa de política públicas com qualidade, assim como a importância do posicionamento da categoria na perspectiva de resistência ao projeto conversador e neoliberal dado pelo estado capitalista brasileiro.

A participação da Seccional na mesa teve como objetivo principal trazer uma avaliação da atuação profissional no estado do Paraná, onde a profissão tem apresentado conquistas históricas e avanços da atuação nas políticas públicas, expressando desafios na superação da institucionalização profissional. “Ainda que o cenário hoje seja o mais perverso, na lógica da repressão empreendida pelo Governo do Estado do Paraná, que desenvolve o projeto neoliberal, repreendendo movimentos sociais e retirando direitos da classe trabalhadora, em especial à educação em contexto de greve, emerge-se a importância de nosso posicionamento ético e político na defesa intransigente dos direitos humanos e sociais. Devemos nos atentar sempre, de forma a não reproduzir o mantra da ideologia conservadora nos desejos e propostas institucionais que muitas vezes ao invés de protagonizar os sujeitos, reproduzem a centralidade das políticas públicas na barganha dos benefícios, de forma a atender os interesses do empregador, esquecendo-se de se posicionar enquanto assistente social”, comentou o Coordenador da Seccional de Londrina, Marcelo Nascimento de Oliveira.

A Conselheira do CRESS/PR Clarice Metzner, também presente no debate, destacou a importância do protagonismo profissional através da participação nos conselhos de direitos. Nesses espaços, os/as assistentes sociais são convocados a se posicionarem enquanto categoria, jamais esquecendo seu compromisso ético, ainda que representante do poder público, de forma a defender a participação e direito de reivindicação dos usuários nas relações de poder estabelecidas. “O CRESS-PR, através de suas Câmaras Temáticas tem sido presente e defendido o exercício profissional, políticas públicas de qualidade e a realização de concursos públicos, repudiando veementemente o projeto de terceirização que precariza o trabalho profissional e reflete diretamente no atendimento à população”, afirmou a conselheira Clarice.

Durante a mesa de debate também foi lançado o desafio para que mais assistentes sociais de base interajam com as Câmaras Temáticas do CRESS-PR, principalmente fora do eixo de Curitiba, colocando a Seccional de Londrina à disposição para articular este debate junto aos profissionais, à direção do Conselho e às equipes que integram as CTs.

O CRESS-PR parabeniza a organização do evento, especialmente ao Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. O CRESS/PR reconhece a importância de movimentos como este, que devem ser contínuos e usados como espaço de apropriação pela categoria na perspectiva de instrumentalização da unidade entre teoria e prática. A partir disto, podemos considerar que, enquanto núcleo de formação de profissionais críticos, comprometidos com os princípios de nosso Código de Ética Profissional, o conjunto CFESS/CRESS está no caminho certo.