CRESS-PR soma-se ao SindSaúde na defesa do Hospital Osvaldo Cruz

O CRESS-PR, em consonância com o Conjunto CFESS-CRESS, tem um histórico de luta em defesa da saúde pública estatal de qualidade e contra a privatização.  O SindSaúde – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Paraná vem denunciando a proposta do Governo do Estado de “reestruturação” do Hospital Osvaldo Cruz, que na verdade significa uma precarização do serviço.

O SindSaúde divulgou nesta quinta-feira, dia 30, uma Carta Aberta na qual explica a situação do Hospital, considerado referência para todo tipo de doença infectocontagiosa – meningite, hepatite, tuberculose, sífilis, herpes, AIDS, dentre outras. Acesse e divulgue o conteúdo da carta que está disponível aqui.

Confira a nota do CRESS em apoio à luta em defesa do HOC:

Nota Pública do CRESS-PR em solidariedade ao SindSaúdePR na defesa do Hospital Osvaldo Cruz

O Conselho Regional de Serviço Social – CRESS-PR, representado pela Comissão de Seguridade Social e pela Câmara Temática da Saúde, se manifesta contra qualquer medida que implique na precarização ou negação do direito ao acesso à saúde de qualidade no Paraná.

Neste sentido, nos solidarizamos com a luta do SindSaúde PR em defesa do HOSPITAL OSVALDO CRUZ e reafirmamos aqui nosso compromisso com a saúde pública estatal de qualidade.

Ao longo de décadas nós, assistentes sociais, fizemos a escolha por um projeto Ético Político emancipatório e libertário. Para tanto, ao lado de outras categorias profissionais, da população brasileira usuária das políticas públicas e de movimentos sociais protagonizamos, entre outras lutas cotidianas, a luta contra a privatização da saúde e o desmonte da Seguridade Social.
Entre tantas deliberações que integram a Agenda Nacional de Luta da categoria de assistentes sociais destacamos a que trata da defesa do SUS:

Priorizar ações conjuntas com entidades, movimentos sociais e fóruns em defesa do SUS e a frente nacional contra a privatização da saúde contrários às privatizações, fundações privadas, OSs, OSCIPs, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH/S.A), Parcerias Público/Privado (PPPs) e outras modalidades, defendendo a responsabilização do Estado na condução das políticas públicas, e visando conhecer os impactos das mudanças para o exercício profissional.

Entendendo ser necessário estarmos inseridas/os nas lutas populares em defesa da Saúde Pública, em âmbito nacional nos somamos à Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, e no Paraná integramos a Frente Paranaense contra a Privatização da Saúde.

Por fim, nos posicionamos em favor do amplo e efetivo controle social e da gestão democrática das políticas públicas. Assim, entendemos ser ARBITRÁRIA e ANTIDEMOCRÁTICA a postura da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, ao propor uma suposta “reestruturação” no Hospital Osvaldo Cruz sem antes dialogar com as/os profissionais que integram as equipes e a comunidade atendida neste Hospital.

A tudo isso: Reformas da Previdência e Trabalhista; Plano Popular de Saúde, Projeto de Lei 88/2017 – Manobra do governo do Paraná para participação complementar da iniciativa privada no SUS no âmbito do Estado; desmonte do Hospital Osvaldo Cruz; EBSERH; FUNEAS,
ASSISTENTES SOCIAIS do Paraná dizem NÃO!