CRESS-PR participa do Encontro Nacional da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político

 

A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político brasileiro realizou mais uma edição de Encontro Nacional para debater o cenário atual de ruptura democrática e de ações necessárias na luta pela democracia e reforma do sistema político.
A ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, atuante junto ao CRESS-PR na gestão ampliada, e representante da executiva da Frente Nacional em Defesa do SUAS, colaboradora do Núcleo de Direitos Humanos da PUC-PR, participou do evento que ocorreu entre os dias 2 e 4 de abril, em Brasília.

 

 

O Encontro reuniu cerca de cem pessoas de todo o país para articular a discussão da Reforma do Sistema Político com a defesa da democracia, avançar na ampliação e capilarização do debate, lançar o processo de construção da terceira versão da Plataforma e consensuar as estratégias e metodologias de trabalho para os próximos três anos.
A Plataforma tem se consubstanciado em um conjunto de temas complexos e atuais, presentes na sociedade e que exigem aprofundamento permanente para novas formulações e implementação das propostas nos vários territórios, por Entidades, Movimentos e Grupos que se colocam como sujeitos políticos nessa construção de futuro do Brasil, em temas como: Economia e Democracia; Racismo e Poder; Esfera Pública Digital; Poder Político e Juventudes; Mulheres nos espaços de poder; Democracia Comunitária; Laicidade do Estado; Sistema Político e Direitos LGBTI+; Justiça Popular e Formal; entre outros.
Para Márcia Lopes, o encontro “foi absolutamente oportuno para essa conjuntura, reunindo pessoas de todas as regiões do Brasil, que puderam trazer suas reflexões, suas vivências e abordar os temas de maneira muito qualificada e prospectiva, a partir das ementas de cada assunto”. Os resultados serão sistematizados e subsidiarão a formulação da versão 3 da Plataforma. A ex-ministra acrescentou que, “com uma dinâmica criativa e participativa, foi um excelente exercício de construção coletiva, quando todas/os assumiram tarefas e compromissos, vinculando às suas entidades e movimentos de referência”.

Acompanhe as ações da Plataforma e fortaleça a luta coletiva: www.reformapolitica.org.br