CRESS-PR em Movimento: confira edição sobre o Mês Internacional da Mulher de 2020

A definição do 8 de março como Dia Internacional da Mulher resulta da ação de mulheres que, ao longo da história, imprimiram a marca da resistência e da luta por liberdade. É uma data que simboliza as conquistas e batalhas travadas historicamente contra as diversas formas de opressão e exploração que derivam do patriarcado e do racismo, ideologias que, na sociedade capitalista, propiciam aumento da exploração da força de trabalho feminina a partir da opressão de gênero.

O Dia Internacional das Mulheres trabalhadoras oficializado pela organização das Nações Unidas em 1975 tem sido marcado ao longo dos anos como data de protestos, de luta pela igualdade e de denúncia contra a violação de direitos historicamente conquistados. A origem da data tem algumas explicações históricas. Uma delas é relacionada ao incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 na Companhia de Blusas Triangle, quando 123 mulheres tecelãs morreram carbonizadas enquanto lutavam por melhores condições de trabalho, considerando que ganhavam menos que os homens, trabalhando 16 horas por dia e em condições insalubres.

Uma passeata de mulheres e diversos protestos em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro, no antigo calendário russo, o calendário gregoriano), em Petrogrado, acendeu a chama da Revolução Russa. Naquele dia, milhares delas foram às ruas da capital para protestar contra a fome e as terríveis condições de vida no país. A data foi escolhida porque representava o Dia Internacional da Mulher, importante comemoração do calendário de lutas em todo o mundo. Em alguns momentos da história, principalmente em períodos de ditadura, o conteúdo emancipatório da data acabava ficando em segundo plano. No entanto a marca socialista original sempre é retomada nesta data.

Confira a edição deste mês de março do CRESS-PR em Movimento. Clique na imagem para conferir.