CRESS da Região Sul estiveram reunidos

Foto: Emilio Speck / site CRESS/RS

De 5 a 7 de agosto, representantes dos Conselhos Regionais de Serviço Social dos três estados da Região Sul estiveram reunidos em Porto Alegre para o 45º Encontro Descentralizado da Região Sul do Conjunto CFESS/CRESS.

O evento teve início na noite de 5 de agosto. A mesa de abertura foi composta por presidentes dos CRESS dos três estados – Wanderli Machado (PR), Rosana Maria Prazeres (SC) e Alberto Terres (RS), além da vice-presidente do CFESS, Esther Lemos, a vice-presidente da ABEPSS Região Sul I, Mailiz Garibotti Lusa e a coordenadora da Comissão Organizadora do Encontro Descentralizado, Roberta Rama. O difícil cenário político vivenciado pelo país e os desafios de fortalecer o Serviço Social na atual conjuntura foram aspectos abordados em todas as falas.

A fala de abertura aos participantes foi realizada pelo professor da Unipampa César Luis Beira, que fez uma ampla análise de Conjuntura, avaliando a situação política e social do Brasil desde o século XVIII. Chegando ao momento atual o palestrante comentou sobre alguns desafios urgentes como o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/16(dividas estaduais), que prevê congelamentos salariais e demissões de servidores públicos estaduais e federal e no qual o governo propõe cortes como Concursos públicos, Aumentos salariais, Gastos com indenizações dos servidores. E também pontou como desafio atual a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, com novo regime fiscal, que foi caracterizada por César Luis Bera como “inversão de valores ou a revanche do capitalismo selvagem”, pois prevê limitação das despesas primárias(políticas públicas), “o que significa que uma lógica inversa determina as necessidades por patamares econômicos e não pelos direitos sociais que traduzem tais necessidades e logo não dialogam mais com a vida”, afirmou. Finalizou a apresentação defendendo, além do combate ao PLP 257 e à PEC 241, que o fundamental é a organização na base, de forma participativa, democrática e plural.

Confira a íntegra da sua apresentação

Debate dos eixos temáticos

No início da manhã de sábado, dia 6 de agosto, foi aprovado o Regimento Interno dos Encontros Descentralizados do Conjunto CFESS/CRESS. Logo após iniciou a discussão dos Eixos Temáticos Administrativo-Financeiro e Comunicação. À tarde, foram debatidos os eixos da Seguridade Social, Formação Profissional e Relações Internacionais. No domingo, dia 7 de agosto, foram analisados os Eixos da Comissão de Orientação e Fiscalização, Ética e Direitos Humanos e o Plano de Lutas, Bandeira de Lutas e Ações Continuadas.

O Encontro Descentralizado acontece nas várias regiões do país com o objetivo de preparar os/as delegados/as de base e das diretorias estaduais para o Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, que este ano será realizado na cidade de Cuiabá/MT.

Delegação do Paraná no Descentralizado:

VI ComunicaSul debate a importância da Comunicação como direito humano

Antecedendo o Encontro Descentralizado, na sexta-feira, dia 5 de agosto, foi realizado o VI ComunicaSul, com conselheiros integrantes das Comissões de Comunicação e assessores de comunicação dos CRESS SC, RS e PR. Por sugestão do último encontro, no ano passado no Paraná, este ano foi o dia inteiro.

Após a mesa de abertura, que contou com o CFESS, CRESSRS, SC e PR, teve início os Painéis de exposição:

1. “A Comunicação disputando hegemonia”, com o jornalista, Prof. Dr. Juremir Machado da Silva;
2. “A Comunicação como um Direito Humano, com o procurador do MPF, Dr. Domingos Sávio Dresch da Silveira;
3. “A Comunicação como estratégia para efetivação do Projeto Ético Político”, com a Profª Ms. Eliana Mourgues Cogoy;

No período da tarde foram realizados os Relatos de Experiências pelos CRESS e CFESS, sobre “A implementação da Política de Comunicação do Conjunto CFESS/CRESS”. O CFESS esteve representado pelo assessor de comunicação Diogo Adjuto, pelo conselheiro presidente, Maurílio Castro de Matos, e pela conselheira 2ª secretária Daniela Castilhos. O CRESS 12ª Região foi representado pelo assessor de comunicação Cassiano Ferraz e pelas colaboradoras da comissão de comunicação Magali Regis Franz e Juçara Rosa. Pelo CRESSRS estavam o coordenador da Comissão de Comunicação e vice-presidente do CRESSRS, Agnaldo Engel Knevitz, e a assessora de comunicação Katia Marko.

Pelo CRESS-PR estiveram presentes os conselheiros Uilson José Gonçalves Araujo (presidente da comissão de Comunicação), Antonio Odair da Silva Junior e Wanderli Machado, e o jornalista Téo Travagin representando a assessoria em comunicação.

Também participaram representantes do Núcleo Midia, Cultura e Questão Social (NEPMQS) da Universidade Federal de Santa Maria.

XI Encontro do Fórum das COFIS Região Sul

Também antecedendo o Descentralizado, foi realizado o XI Encontro do Fórum das COFIS Região Sul no dia 05/08. O debate reúne agentes fiscais e conselheiras/os dos CRESS do RS, SC e PR. O encontro foi coordenado pela conselheira Roberta Rama, responsável pela Comissão de Fiscalização (COFI) do CRESSRS.

A mesa de abertura contou com conselheiros do CFESS, CRESSPR, CRESSSC e CRESSRS. Logo após, foi debatida “Autonomia Profissional no Exercício da Fiscalização”. Durante a tarde, foi apresentado o Relatório do X Fórum das COFIs e revistos os Instrumentais, com a apresentação das considerações de cada Regional em relação a proposta do instrumental.

Texto produzido com informações de CRESS-RS