Com direitos não se brinca!

 

Assistentes Sociais pelos direitos humanos de Crianças e Adolescentes!

12 de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil!

Assistentes Sociais atuam no enfrentamento do trabalho infantil compreendido como uma violação dos direitos e que compromete o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Nosso exercício profissional se dá no âmbito da prestação de serviços de proteção e atenção às crianças e adolescentes; na formulação de políticas públicas e projetos sociais; na orientação em matéria de Serviço Social e políticas sociais; na incidência política; no fortalecimento dos direitos e da participação; nas redes de proteção; e na educação em direitos humanos.

Atuamos em defesa dos direitos e da democracia como caminhos indispensáveis para a superação da desigualdade e das violências. Por isso nosso posicionamento contrário ao desmonte dos sistemas públicos; ao congelamento dos recursos públicos por meio da Emenda Constitucional n. 95/16; às medidas que flexibilizam o porte de armas e aprofundam o Estado Penal.

A pobreza, o trabalho infantil e a fome estão aumentando no contexto de ampliação do neoliberalismo e consequente redução do Estado. A desigualdade histórica tem sido aprofundada e afeta diretamente crianças e adolescentes, em total descumprimento dos objetivos do Estado Democrático de Direitos.

O trabalho infantil deixa marcas para toda a vida. Seja você também defensora/or dos direitos humanos de crianças e adolescentes! Diga não ao trabalho infantil, sim aos direitos e políticas públicas!

A exploração do Trabalho Infantil voltará a ser abordado em um CRESS em Movimento Especial. Uma leitura indispensável para as/os assistentes sociais que lutam pela proteção dos direitos de Crianças e Adolescentes! Aguarde a publicação do CRESS em Movimento Especial.