Categoria marcou presença em evento do Nucress de Cascavel na Câmara de Vereadores

No segundo semestre de 2018 é prevista a implantação de Seccional do CRESS no município.
cascavel 01

No dia 15 de dezembro mais de uma centena de profissionais de Serviço Social lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Cascavel para encontro da categoria. Na abertura do Evento a nova coordenadora do Nucress de Cascavel, Janete Krack Magnagnagno apresentou a nova direção do núcleo regional, eleito em 2 de outubro.

O professor Alfredo Batista, presente no evento, destacou o papel da direção do NUCRESS e de toda categoria profissional neste momento de retrocessos aos direitos sociais e a necessidade da luta coletiva, colocando que o NUCRESS trabalhará em conjunto com a direção do CRESS/PR.

O evento, além de apresentar a nova coordenação do Nucress, teve como principal objjetivo promover o debate sobre o tema: “O CFESS/CRESS e NUCRESS na construção e fortalecimento da profissão no Brasil”, com palestra ministrada pela Professora Pós Doutora Esther Luiza de Souza Lemos, que destacou a importância da unidade do conjunto CFESS/CRESS com as demais organizações da categoria como a ABEPSS e a ENESSO, registrando a trajetória da Profissão e a origem dos Conselhos no âmbito do Serviço Social, passando pelo processo de renovação do CFESS e de seus instrumentos normativos como o Código de Ética, a Lei de Regulamentação Profissional e a Política Nacional de Fiscalização, enfatizando a importância e papel político dos NUCRESS salientando que o momento atual exige de todos a construção da unidade e a resistência em defesa dos direitos dos trabalhadores.
cascavel 02
A conselheira Elza Maria Campos, vice-presidente do CRESS-PR, falou sobre o momento de retrocesso na conjuntura do país e do Estado e evidenciou que a gestão “Tempo de Resistir: Nenhum Direito a Menos” tem assumido os desafios que vêm sendo enfrentados com o desmonte do Estado e da Constituição Federal. Destacou a realização do planejamento estratégico em que se indicaram ações da gestão de 2018 a 2020, evidenciando algumas metas como a realização do Encontro descentralizado dos Conselhos de Serviço Social da Região Sul, o lançamento do Fórum das Universidades do Paraná e da Região Sul, implantação da Seccional de Cascavel em agosto de 2018, a realização do Congresso Paranaense em novembro de 2018 em Londrina – PR, do lançamento da campanha da ABEPSS Sou assistente social e supervisiono. Ela também evidenciou que a atuação do CRESS/PR se coloca na perspectiva da defesa da profissão e do exercício profissional, a partir dos princípios do nosso Projeto Etico Politico Profissional, na defesa intransigente da democracia, da justiça, liberdade e autonomia dos sujeitos para a vida em sociedade.

O NUCRESS Cascavel apresentou à toda categoria o Plano de Metas 2018. Na fala da Assistente Social Janaina Alves Teixeira foram destacadas as principais ações para o próximo ano, com destaque para o Seminário Regional, a Assembleia regionalizada e a implantação da seccional em Cascavel.

Ao final, questionamentos sobre a anuidade que foram prontamente respondidos pela professora Esther e pelo professor Alfredo e pela Conselheira Elza.

Finalizando a Coordenadora do NUCRESS/Cascavel agradeceu e desejou uma boa finalização de ano e energia para 2018.
cascavel 03