Atividade alusiva ao Dia da/o Assistente Social em Maringá

 

O NUCRESS Maringá realizou no dia 17/06/2019, no auditório da PUC-PR, campus de Maringá, evento alusivo ao Dia da/o Assistente Social comemorado em 15 de maio. Considerando a pauta da campanha realizada pelo conjunto CFESS/CRESS deste ano, o encontro trouxe para o debate o tema “Se cortam direitos, quem é preta e pobre sente primeiro. A gente enfrenta o racismo no cotidiano!”
Depois do credenciamento e distribuição de materiais referentes ao tema, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Igualdade Racial, a assistente social Solange Gil de Azevedo iniciou os trabalhos com uma apresentação cultural, expondo projetos realizados por mulheres negras, Baque Mulher, Negras Vozes – Tempos de Alakan, que enfatizam o maracatu e a luta das mulheres negras e o resgate das religiões de matrizes africanas, e que representam o que é ser negra na nossa sociedade.
A mesa de abertura contou com a presença de Jaqueline Zuin, representando o CRESS-Seccional de Londrina, a qual ressaltou a importância desse tema definido pelo Conjunto em encontro nacional. Paulo Oksano, coordenador do NUCRESS Maringá, também enfatizou a importância do tema para a categoria.
Após a mesa de abertura, a assistente social Solange Gil de Azevedo apresentou o projeto de pesquisa que está realizando como aluna do Programa de Mestrado em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o tema “O protagonismo social de Mulheres Negras na cidade de Maringá: Vozes de resistência e lugar de fala”.
Com a palestra “Assistentes Sociais combatem o racismo”, a assistente social Alexsandra de Jesus contextualizou o conceito de etnia para embasar a discussão sobre o processo de formação da sociedade brasileira, que é carregado de ancestralidade e marcado pela exclusão e exploração do povo negro, sobretudo da mulher negra. Alexsandra chamou a categoria à reflexão: O que nós, assistentes sociais, fazemos em nosso cotidiano profissional para combater o racismo? Após à apresentação de Alexsandra, foi aberto o debate e as/os presentes puderam compartilhar suas experiências, histórias, opiniões sobre o assunto. Também participaram do evento, alunas/os da APAE que fazem parte do Programa Jovem Aprendiz. Muitas/os delas/es manifestaram a sua identificação com o que foi exposto. Alexsandra finalizou a atividade com indicações de materiais importantes para discussão da temática no âmbito do Serviço Social.
Como forma de agradecimento, Alexsandra e Solange foram presenteadas com lembranças ofertadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. Após o encerramento, foi servido um café em parceria com Bolos da Madre para finalizar a tarde de reflexões.