Assistentes sociais realizam ato em apoio a indígenas que ocupam a SESAI e pedem contribuições

Esta quarta-feira, 30 de novembro, foi marcada por ações em todo o país promovidas pelo CFESS e pelos CRESS na Mobilização Nacional de Assistentes Sociais contra a Regressão de Direitos.

Assistentes sociais de Curitiba e Região Metropolitana estiveram no prédio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul, no Centro de Curitiba, que desde o dia 24 está ocupado por indígenas das etnias Guarani, Terena e Tupi Guarani. A unidade faz parte dos 34 Distritos ligados à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), integrante do Ministério da Saúde (MS).

A situação dos povos indígenas em todo o país, que já era precária, vem se agravando com o atual governo. A liderança indígena Tupã Rendy disse ao Brasil de Fato que a mobilização é por melhores condições de saúde e saneamento. Entre os problemas listados por ela está a retirada de carros que possibilitavam levar pacientes para consultas ou emergência médicas, falta de combustível em veículos que ainda estão nas comunidades e paralisação de obras de saneamento básico. “As comunidades estão com águas contaminadas, esgoto a céu aberto, banheiros caindo por falta de reforma, e eles [Sesai] não dão nenhuma assistência”, denuncia Tupã Rendy.

Em torno de 150 pessoas estão na ocupação, vindas de aldeias de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Destas aproximadamente 40 são crianças.

Indígenas necessitam de ajuda

Para manter a ocupação e seguir lutando pela garantia de direitos as/os indígenas que ocupam a SESAI precisam de colchões, cobertores, roupas de adultos e de crianças, descartáveis (pratos, copos e talheres), pães, fraldas descartáveis para as crianças e panelas. O CRESS-PR pede a colaboração e solidariedade de todas/os!